Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/12/2009 16:28

Cassilândia News entrevista o Padre João

Bruna Girotto

O Cassilândia News fez uma entrevista exclusiva com João Altino Barbosa, conhecido pelos cassilandenses como Padre João. Com 59 anos de idade, sendo 28 dedicados a Igreja, Padre João é graduado em Filosofia, Psicologia, Teologia e Direito Público.

Entre os assuntos abordados na entrevista, você poderá conhecer mais quem é o Padre João, como foi tomar a decisão de ser padre, quais santos ele é devoto e o que pensa sobre as eleições de 2010.

Cassilândia News - Quem era o jovem João, antes de uma conversão interior?

Padre João – Deus nos fez para vivermos felizes. É isso que buscamos e desejamos em nossa vida. Desde criança, deixei-me contagiar pela idéia: “um dia quero ser um grande homem”. Embora tivesse uma vida normal, como a de qualquer jovem na minha idade (18 anos), já começavam a surgir oportunidades. Comecei procurar ajuda. Quem procura ajuda, normalmente, espera mais do que encontra. Recebi apoio e estímulo de meus pais e irmãos mais velhos, que não foram muito comprometidos com a Igreja católica. Apareceram inquietações, busca e desafios. Fui levado pelo testemunho dos Padres Oblatos de Maria Imaculada, devido à opção pelos pobres. Empolguei pela vida e compromisso missionário. E assim enxerguei mais de perto a proposta de Jesus e o ideal de vida, juntamente com os Oblatos de Maria Imaculada. Foi assim plantada dentro de mim a boa semente: “Deus te criou para grandes coisas.”

Cassilândia News - Como nasceu sua vocação para o sacerdócio?

Padre João - Nasceu de minhas idéias e do meu coração. Tinha ideais, mas não tinha Deus. Sempre procurando o jeito de ser útil a Deus e aos Pobres. Sinto vencedor, sem ser herói, seguindo minha vocação e lutando por um mundo mais justo e mais fraterno.

Cassilândia News - Como é o cotidiano de um padre que mora em uma cidade do interior, como Cassilândia?

Padre João – Tento ser o que São João Maria Vianey disse: “Um bom pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma Paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina”. Procuro motivação para todos os nossos trabalhos. Vivo bem minha vocação e sinto feliz naquilo que é para o bem da comunidade. O sacerdote deve ser um homem da alegria e da esperança para todos. Temos de ser realistas. Somos pessoas humanas e não anjos. Decepcionamos e somos decepcionados. Machucamos e somos machucados. Dou graças a Deus, por viver com pessoas, que me ajuda a ser melhor.

Cassilândia News – O senhor é devoto de algum santo em especial?

Padre João – Nossa Senhora Aparecida e São João Batista.

Cassilândia News - A Renovação Carismática Católica foi uma grande alavanca para que os jovens voltassem para a Igreja. Como o senhor vê a atuação deles na Igreja de hoje?

Padre João – Estamos acostumados a repetir que o jovem é construtor do futuro. Acredito que o papel da juventude é na transformação não só da sociedade, mas também da Igreja. Porque o jovem gosta da vida, gosta de atividade, gosta de solidariedade, gosta de ter espaço, gosta de discutir e marca presença.

Cassilândia News - Qual é a importância da mídia para a Igreja?

Padre João – A Igreja Católica valoriza o papel da mídia, porque a comunicação hoje é feita com muita tecnologia e rapidez na difusão das notícias. Isso facilita o trabalho pastoral. Mas requer também análises desta nova cultura da mídia. Temos de valorizá-la numa dimensão de fé e como um novo guia e caminho para a comunidade.

Cassilândia News - Em uma entrevista, o Padre Marcelo Rossi afirmou: “A Igreja Católica é apartidária, porque, a partir do momento em que ela se puser num partido, deixará de ser "católica" (que significa: universal) em toda parte. Contudo, nós temos as "diretrizes", ou seja, pensamos em como devemos votar. Ninguém precisa saber em quem eu vou votar, mas eu posso dar dicas para ele”. Dois mil e dez é ano de eleições. O que o senhor, como representante da Igreja, tem a dizer aos fiéis?

Padre João - A política não pode ser vista no aspecto negativo que normalmente assume, mas do jeito que a Igreja Católica fala em seus documentos. “Uma atividade digna e nobre”, porque se refere a respeito de organização da vida da polis, da cidade, da sociedade. A política que o padre deve preocupar chama-se Exercício da Cidadania. O padre deve empenhar-se na política até onde for possível. Nada na vida do padre, menos o erro e o pecado, deve ser vivido de maneira isolada ou reduzida. Votar significa pensar na vida. Temos que estar atentos com as eleições de 2010 e não concentrar só na Copa do mundo na África do Sul. Temos mais uma oportunidade para fazer acontecer nossos sonhos como cidadãos.

Cassilândia News – O que a Igreja Católica está preparando para o ano de 2010?

Padre João – A nossa preocupação será com a formação de lideranças. Para tanto, vamos oferecer cursos de capacitação. Colaborar com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na promoção da Campanha da Fraternidade com o tema: Economia e Vida e lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Participação na Assembléia Diocesana de Pastoral da Diocese de Três Lagoas - Encontro de formação dos Padres – Semana da Família - Fortalecimento dos Círculos Bíblicos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)