Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/06/2013 14:03

Cassilândia News entrevista economista e ele explica sobre orçamento familiar

Bruna Girotto
Paulo Sérgio foi entrevistado pelo Cassilândia (Foto: Divulgação)Paulo Sérgio foi entrevistado pelo Cassilândia (Foto: Divulgação)

Paulo Sérgio de Moraes Sarmento é economista e sócio da VSW Soluções Empresariais. Ele concedeu entrevista ao Cassilândia News sobre orçamento familiar.

Cassilândia News - Para uma família, qual é a importância de realizar o planejamento do orçamento familiar?
Paulo Sérgio de Moraes Sarmento – De grande importância, considerando que um simples orçamento familiar organiza a vida financeira do casal e de seus filhos, evitando certos desgastes e aborrecimentos, além de poder garantir a realização dos sonhos, seja uma viagem, a compra de um bem, os estudos e tudo que dependa de ganhos e despesas.

Cassilândia News - Como se inicia o processo de planejamento do orçamento?
Paulo Sérgio de Moraes Sarmento – O ponto de partida é a formulação de algumas perguntas como: Quanto eu ganho de fato? Quais as minhas despesas essenciais? E, o que desejo e como desejo viver? A resposta a essas perguntas leva imediatamente para o reconhecimento da realidade, das facilidades e dificuldades. O passo seguinte é buscar o equilíbrio dentro das possibilidades. Não deixa de ser um exame de consciência e um ajuste nas ansiedades.

Cassilândia News - É possível conciliar os sonhos com as despesas atuais? 
Paulo Sérgio de Moraes Sarmento – Sim, é possível. Desde que não sejam invertidas as prioridades. Mas, cortar certos gastos ou buscar novos ganhos costuma ser o caminho para a realização de um sonho. Sempre requer determinação e disciplina. Pode parecer uma coisa chata, mas a realização de um sonho compensa.

Cassilândia News - Precisamos estabelecer metas e objetivos no momento de fazer o planejamento?
Paulo Sérgio de Moraes Sarmento – Para haver um planejamento é necessário ter objetivo (s) bem definido (s) e suas metas, ou etapas. Quando atingimos uma etapa, sabemos que estamos no caminho certo. No entanto, o planejamento é apenas um recurso, um suporte para nos orientar. Ele é um meio e não um fim. Temos que ter o desprendimento e a liberdade de alterá-lo quando necessário, assim como mudar os objetivos. A vida é dinâmica e planejamento não deve ser um martírio.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)