Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia News entrevista economista e ele explica sobre orçamento familiar

Bruna Girotto - 12 de junho de 2013 - 14:03

Paulo Sérgio foi entrevistado pelo Cassilândia (Foto: Divulgação)
Paulo Sérgio foi entrevistado pelo Cassilândia (Foto: Divulgação)

Paulo Sérgio de Moraes Sarmento é economista e sócio da VSW Soluções Empresariais. Ele concedeu entrevista ao Cassilândia News sobre orçamento familiar.

Cassilândia News - Para uma família, qual é a importância de realizar o planejamento do orçamento familiar?
Paulo Sérgio de Moraes Sarmento – De grande importância, considerando que um simples orçamento familiar organiza a vida financeira do casal e de seus filhos, evitando certos desgastes e aborrecimentos, além de poder garantir a realização dos sonhos, seja uma viagem, a compra de um bem, os estudos e tudo que dependa de ganhos e despesas.

Cassilândia News - Como se inicia o processo de planejamento do orçamento?
Paulo Sérgio de Moraes Sarmento – O ponto de partida é a formulação de algumas perguntas como: Quanto eu ganho de fato? Quais as minhas despesas essenciais? E, o que desejo e como desejo viver? A resposta a essas perguntas leva imediatamente para o reconhecimento da realidade, das facilidades e dificuldades. O passo seguinte é buscar o equilíbrio dentro das possibilidades. Não deixa de ser um exame de consciência e um ajuste nas ansiedades.

Cassilândia News - É possível conciliar os sonhos com as despesas atuais? 
Paulo Sérgio de Moraes Sarmento – Sim, é possível. Desde que não sejam invertidas as prioridades. Mas, cortar certos gastos ou buscar novos ganhos costuma ser o caminho para a realização de um sonho. Sempre requer determinação e disciplina. Pode parecer uma coisa chata, mas a realização de um sonho compensa.

Cassilândia News - Precisamos estabelecer metas e objetivos no momento de fazer o planejamento?
Paulo Sérgio de Moraes Sarmento – Para haver um planejamento é necessário ter objetivo (s) bem definido (s) e suas metas, ou etapas. Quando atingimos uma etapa, sabemos que estamos no caminho certo. No entanto, o planejamento é apenas um recurso, um suporte para nos orientar. Ele é um meio e não um fim. Temos que ter o desprendimento e a liberdade de alterá-lo quando necessário, assim como mudar os objetivos. A vida é dinâmica e planejamento não deve ser um martírio.

SIGA-NOS NO Google News