Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: neste ano, eleitor escolherá 2 senadores

Bruna Girotto - 02 de setembro de 2010 - 10:04

Plenário do Senado Federal em Brasília (DF)Sérgio Lima/ Folha
Plenário do Senado Federal em Brasília (DF)Sérgio Lima/ Folha

Nas eleições do dia 03 de outubro, o eleitor deverá votar em 02 candidatos ao Senado. Em conversas informais com amigos, é possível verificar que grande parte dos eleitores desconhece essa informação.

Se o eleitor optar por votar duas vezes no mesmo candidato ao Senado, o seu segundo voto será anulado, porque só é possível votar uma vez para cada candidato que ocupará a vaga ao Senado.

Por que votar em 2 senadores? O Senado possui 81 cadeiras. Os senadores são eleitos para um mandato de 8 anos. De quatro em quatro anos há eleições para ocupar vagas do Senado, porém, de forma alternada. Como em 2006 renovou-se 1/3 das cadeiras (27 vagas), em 2010 é o momento de renovar 2/3, que equivalem a 54 vagas disponíveis. Cada Estado tem o direito a três cadeiras no Senado, por isso o eleitor deverá escolher 2 senadores neste ano. Tudo isso está previsto na Constituição Federal.

Em quem votar - Cada eleitor irá votar seis vezes. O primeiro voto é para deputado estadual. Depois vem o voto para deputado federal e os dois para senador. Os últimos são para governador e presidente.

SIGA-NOS NO Google News