Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/01/2011 10:08

Cassilândia: Não é necessário mais ir ao Fórum para retirar certidões

Não é mais necessário ir ao fórum para pedir certidão, informa o juiz Silvio Prado ao Cassilandianews.

Nesse primeiro mês de funcionamento da Certidão Judicial Negativa On-line, um projeto da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação, já foram registrados mais de 9.100 pedidos de certidões. Desde a mudança, as certidões negativas, que custavam R$ 20,00 e somente eram solicitadas presencialmente, passaram a ser solicitadas pela internet, de forma gratuita e automática.

Para fazer o pedido, o interessado deve acessar o Portal de Serviços E-SAJ, cujo link se encontra no canto superior direito do site do Tribunal. O E-SAJ reúne diversos serviços, dentre eles “Certidões”. Pela ferramenta on-line é possível solicitar quatro tipos de certidões: cível, criminal, militar e de falência. Hoje o serviço está disponível em todas as comarcas do Estado que trabalham com a versão PG5 do SAJ (Sistema de Automação da Justiça).

Os dados e orientações são remetidos para o e-mail cadastrado e poucos minutos após registrar o pedido já é possível fazer o download ou a impressão do documento. Caso a certidão solicitada seja positiva ou ocorra alguma inconsistência nos dados indicados pelo solicitante, o interessado deverá se dirigir ao cartório distribuidor para obtenção do documento.

No Cartório Distribuidor de Campo Grande, a procura pela emissão da certidão negativa caiu drasticamente desde a implantação do serviço on-line. Poucos são os casos em que o documento ainda é solicitado pessoalmente. Em geral, os servidores têm orientado o público para cadastrar a solicitação pela internet, uma opção muito mais atrativa não apenas pela facilidade mas também porque não é cobrada nenhuma taxa pelo serviço.

Em Dourados, a queda no atendimento do Cartório Distribuidor também foi drástica. Na Comarca são emitidas cerca de 200 certidões por dia. Desse total, apenas 20% são positivas. Com a disponibilização da certidão negativa on-line, a grande maioria do público deixou de buscar o serviço presencialmente. Muitos entram em contato hoje com o Cartório Distribuidor para tirar dúvidas sobre o procedimento pelo site do TJ, pois há ainda um público que apresenta dificuldades para navegar pela internet.

Para solicitar a certidão, cadastre seu pedido pelo link http://www.tjms.jus.br/sco/abrirCadastro.do .

Comarcas em que o serviço está disponível: Água Clara, Anastácio, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Três Lagoas.



Com informações do TJMS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)