Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Não é necessário mais ir ao Fórum para retirar certidões

19 de janeiro de 2011 - 10:08

Não é mais necessário ir ao fórum para pedir certidão, informa o juiz Silvio Prado ao Cassilandianews.

Nesse primeiro mês de funcionamento da Certidão Judicial Negativa On-line, um projeto da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação, já foram registrados mais de 9.100 pedidos de certidões. Desde a mudança, as certidões negativas, que custavam R$ 20,00 e somente eram solicitadas presencialmente, passaram a ser solicitadas pela internet, de forma gratuita e automática.

Para fazer o pedido, o interessado deve acessar o Portal de Serviços E-SAJ, cujo link se encontra no canto superior direito do site do Tribunal. O E-SAJ reúne diversos serviços, dentre eles “Certidões”. Pela ferramenta on-line é possível solicitar quatro tipos de certidões: cível, criminal, militar e de falência. Hoje o serviço está disponível em todas as comarcas do Estado que trabalham com a versão PG5 do SAJ (Sistema de Automação da Justiça).

Os dados e orientações são remetidos para o e-mail cadastrado e poucos minutos após registrar o pedido já é possível fazer o download ou a impressão do documento. Caso a certidão solicitada seja positiva ou ocorra alguma inconsistência nos dados indicados pelo solicitante, o interessado deverá se dirigir ao cartório distribuidor para obtenção do documento.

No Cartório Distribuidor de Campo Grande, a procura pela emissão da certidão negativa caiu drasticamente desde a implantação do serviço on-line. Poucos são os casos em que o documento ainda é solicitado pessoalmente. Em geral, os servidores têm orientado o público para cadastrar a solicitação pela internet, uma opção muito mais atrativa não apenas pela facilidade mas também porque não é cobrada nenhuma taxa pelo serviço.

Em Dourados, a queda no atendimento do Cartório Distribuidor também foi drástica. Na Comarca são emitidas cerca de 200 certidões por dia. Desse total, apenas 20% são positivas. Com a disponibilização da certidão negativa on-line, a grande maioria do público deixou de buscar o serviço presencialmente. Muitos entram em contato hoje com o Cartório Distribuidor para tirar dúvidas sobre o procedimento pelo site do TJ, pois há ainda um público que apresenta dificuldades para navegar pela internet.

Para solicitar a certidão, cadastre seu pedido pelo link http://www.tjms.jus.br/sco/abrirCadastro.do .

Comarcas em que o serviço está disponível: Água Clara, Anastácio, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Três Lagoas.



Com informações do TJMS

SIGA-NOS NO Google News