Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Maria Sobrinho escreveu artigo em 2009

28 de novembro de 2011 - 16:32

No dia 9 de abril de 2009 o Cassilandianews publicou artigo de Maria Aparecida Sobrinho, que faleceu hoje em Barretos. Vamos relembrar.

Artigo: Educação dos filhos é responsabilidade de quem?
Quinta-feira, 09 de Abril de 2009 06:26
Maria Sobrinho*

Gostaria de abordar um assunto que é a preocupação de muitas famílias nos dias de hoje “A educação dos filhos” embora muitas pessoas tentem dar receitas sobre como se devem educar os filhos; quando o momento chega em grande parte dos casos à realidade acaba sendo muito diferente do esperado, portanto devemos aprender que não existem receitas prontas para educá-los. A educação dos filhos se faz no dia-a-dia e é no cotidiano que devemos educar nossas crianças, ensinando para elas, o certo o errado, e muitas vezes errando e acertando com elas.
Algumas vezes achamos que não existe mais esperança para resolver situações extremamente complicadas que envolvem nossos filhos, e por certo tendemos a acreditar que os erros que já foram cometidos são irreparáveis, Mas a meu ver existe sempre uma esperança para todos nós em momentos de dificuldade, devemos sempre e em todas as horas nos aproximarmos de Deus, e quando eu me refiro a Deus não me refiro a esta ou aquela religião, estou me referindo à palavra de Deus em sua essência me refiro ao amor e respeito que devemos ao próximo, me refiro a enxergar os erros como situações que são parte do aprendizado, e não como faltas imperdoáveis. Em todas as situações, devemos primeiro refletir, e em seguida devemos procurar em nós mesmos os erros antes de sair acusando.
Nós pais precisamos aprender que já fomos crianças um dia e por isso temos de compreender “melhor” nossos filhos, e quando nos depararmos com momentos ou com situações nunca antes por nos vividas nas quais não sabemos como agir, devemos nos lembrar da palavra de Deus e de seus bons exemplos.
Se quisermos criar bem nossos filhos devemos colocar Deus em nossos corações em primeiro lugar e em seguida devemos aprender a ensinar sua palavra a nossos filhos a todo o momento, primeiramente com bons exemplos, seguidos de palavras de carinho e amor, temos de aprender a falar de Deus e de amor sentados em nossas mesas ao comer, andando pelos caminhos, ao nos deitarmos e ao levantarmos.
Falar de Deus e estar com ele, significa encarar com tolerância e amor todas as situações corriqueiras de nosso dia a dia, enfatizo aqui o fato de que falar de Deus não é apenas contar historias sobre a vida de Jesus nosso salvador, falar de Deus significa também viver o que pregamos, precisamos criar uma ordem moral e íntegra dentro de nós, que transformada em ação, sirva de exemplo para nossos filhos e semelhantes.
Muitas vezes ouço pais dizendo que são “amigos” dos filhos. Particularmente sou contra esse conceito. Pois Na verdade os filhos não querem que sejamos seus amigos, eles querem é que sejamos acima de tudo seus pais, seus educadores. Segundo uma frase do Millôr Fernandes Pais e filhos não foram feitos para ser amigos. Foram feitos para ser pais e filhos.
Mas além de ensinar nossos filhos, devemos também aprender com eles, portanto o ensinamento não deve ser algo apenas burocrático e institucional, mas sim algo pessoal onde sempre haja um “intercambio” de informações entre pupilo e educador. A educação verdadeira ocorre fora dos padrões técnicos e informativos que nossa sociedade de hoje tanto cobra.
Assim sendo, os pais que pecam por não estabelecer bons relacionamentos com seus filhos não conseguem aprender com eles e muito menos ensinar nada a eles, o pai e mãe que demonstram amor por seus filhos, mesmo que com certas dificuldades e limitações, conseguem chegar ao coração de suas crianças.
O livro de provérbios diz assim “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando velho não se desviará dele”. Pv. 22:6 esta deve ser uma ordenança para os pais e também aos professores que por passarem muito tempo próximo das crianças também têm responsabilidade para com elas.
A escola não pode fazer parte só da vida da criança, a escola deve fazer parte da vida de toda a família, pois as crianças levam aos nossos lares, todo o universo escolar, com seus personagens, suas falas, suas novas manias e expressões, portanto nós também temos que nos integrar a esse mundo, passando a conhecer os valores de outras famílias. Pontos de vista diferentes dos nossos. Por isso a escola é um dos maiores instrumentos de socialização do nosso tempo. Estar na escola significa em primeiro momento estar em processo de socialização, desenvolvendo novos relacionamentos.
Podemos citar: Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), nos artigos 4º e 55; Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), artigos 1º, 2º, 6º e 12; Plano Nacional de Educação (aprovado pela Lei nº 10172/2007), que define como uma de suas diretrizes a implantação de conselhos escolares e outras formas de participação da comunidade escolar (composta também pela família) e local na melhoria do funcionamento das instituições de educação e no enriquecimento das oportunidades educativas e dos recursos pedagógicos.
Segundo Luiza Ricotta, autora do livro “Os Valores do Educador: Uma Ponte Para a Sociedade do Futuro” SP: Àgora Ed. (2006). Pais e escola estão juntos na tarefa de transmitir valores necessários para a boa formação do indivíduo.
Muitas das crianças e jovens que criticam e tratam mal a própria escola, ainda não entendem a importância de pertencer a ela, e cabem a nós pais lhes ensinar esses valores.
Acredito que a família precisa da escola; a escola precisa da família e a criança precisa das duas. Por isso a família e a escola precisam entender que estão unidas, num mesmo propósito é o propósito deve ser “A educação, mas educação em Amor”, a escola os pais e a criança precisam formar uma Família e todos nos sabemos que uma família bem organizada e sólida produz uma sociedade sadia. Desta forma, a escola como instituição não existe, senão como extensão da família que lhe concede autoridade para ensinar seus filhos.
Encerrando eu gostaria de fazer um pedido a nossa sociedade, senhores Pais amem e respeitem seus filhos, Professores amem e respeitem seus alunos, alunos e crianças, por favor, tentem compreender seus pais e professores e saibam que eles trabalham para fazer um mundo melhor pra vocês e jamais se esqueçam que um dia vocês serão pais alunos e professores.
Maria sobrinho

Acadêmica de Serviço Social *
Pais educam, escolas ensinam: apregoa um velho provérbio.

SIGA-NOS NO Google News