Cassilândia, Domingo, 28 de Maio de 2017

Últimas Notícias

11/04/2011 10:13

Cassilândia: mantida condenação por improbidade contra Luizinho

Assessoria de Comunicação da Procuradoria Regional da República na 3ª Região

Nesta quarta-feira, 30 de março, o Tribunal Regional Federal julgou improcedente a apelação de Luiz Tenório de Melo, ex-prefeito da cidade de Cassilândia (MS). Luizinho Tenório, como é conhecido, foi condenado pela Justiça Federal de Três Lagoas a ter seus direitos políticos suspensos por oito anos em razão de improbidade administrativa.

O caso remonta o ano de 1992, quando a prefeitura de Cassilândia contratou a construtora Cemel Comércio e Construção Ltda. para realizar obra de canalização do córrego Palmito, que corta a cidade. A prefeitura firmou convênio com a União, obtendo recursos suficientes para canalizar 246 metros do córrego “em concreto” - técnica que pressupõe o desvio do rio e o revestimento total com concreto das laterais e do leito original.

No entanto, a prefeitura usou todo o recurso para canalizar apenas 70 metros do córrego, e ainda pelo chamado “sistema gabião” - técnica muito mais barata, que apenas justapõe pedras e cimento nas laterais do rio. Além disso, parte do dinheiro foi usada para a canalização de outro córrego da cidade. A fiscalização do Tribunal de Contas detectou ainda outras irregularidades na obra, que claramente sinalizam desvio de verba.

Além da cassação dos direitos políticos, a Justiça Federal condenou Tenório e a construtora Cemel a ressarcir à União a verba utilizada irregularmente, avaliada em R$ 290 mil em 2002), e a pagar multa de duas vezes este valor – que será atualizado na execução da sentença.

O ex-prefeito apelou da decisão, argumentando que houve cerceamento de defesa por falta de provas periciais. Também alegou que a lei de improbidade administrativa (8429/92) seria inconstitucional.

O Tribunal, entretanto, manteve-se favorável ao posicionamento do Ministério Público Federal. Segundo parecer da procuradora regional da República Elizabeth Kabuklow Bonora Peinado , a realização de nova perícia é desnecessária, porque durante o processo foi “exaustivamente demonstrada a inexecução do objeto acordado, a modificação do local da obra, do tipo de canalização, e da extensão a ser empreendida”.

A manifestação de Elizabeth Kabuklow, que se baseou em parecer anterior sobre o mesmo processo da procuradora regional da República Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, sustenta que a improbidade de Luizinho Tenório é evidente “de todos os ângulos”. “A conduta de Luiz Tenório ensejou a perda patrimonial, desvio, malbaratamento ou dilapidação dos bens e haveres daquela Municipalidade e da União”. A 4ª Turma do TRF-3 julgou improcedente a apelação por unanimidade.

Processo: 2003.60.00.004826-4
CNJ: 0004826-87.2003.4.03.6000

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 28 de Maio de 2017
Sábado, 27 de Maio de 2017
10:00
Receita do Dia
Sexta, 26 de Maio de 2017
10:01
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)