Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: magistrado diz que julga, e não administra

Bruna Girotto - 28 de abril de 2011 - 15:34

"Tem o juiz para julgar, tem o administrador para administrar", diz juiz Silvio PradoO Cassilândia Jornal
"Tem o juiz para julgar, tem o administrador para administrar", diz juiz Silvio PradoO Cassilândia Jornal

\"O senhor não sente incomodado quando, uma coisa que é de um órgão, é jogada na responsabilidade do juiz?\"

Sílvio César Prado, juiz da comarca de Cassilândia (MS), respondeu esse questionamento feito hoje em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca: \"É muito ruim. Surgem esses comentários que a Administração está colocando a culpa na Justiça. Isso não é real. Dizem que a Justiça é responsável pela criminalidade, porque não pune. Aí esquecem que o legislador é quem faz a lei, ele que dá as regras, ele que fala como o processo funciona. O juiz não é escravo da lei, mas tem regras que tem de cumprir. Sempre culpam a Justiça\", desabafou o magistrado.

Ele disse ainda que essa responsabilidade é imposta por todos os setores: \"Acabam responsabilizando o juiz por todas as mazelas da sociedade, todos os problemas que existem. Daqui a pouco, fica como se a Justiça estivesse administrando uma cidade, e não é isso que ocorre\", explicou.

O juiz disse que já ouviu muitos comentários sobre, se quem administra a cidade é o prefeito ou a justiça. Porém, afirma se tratar de conversa partidária e de quem não tem fundamento: \"A respeito disso, e tem de ficar claro que a democracia que a gente vive ela é bem clara a respeito disso, não existe qualquer tipo de coisa semelhante a isso. Quem administra um país e um Estado é o chefe do Executivo. O município, da mesma forma, é o prefeito municipal quem administra. Assim como o juiz tem regras no processo, existem regras que a Administração tem de cumprir\", disse.

E continuou: \"Agora, quando a pessoa é eleita ela deve saber, tem de ter capacidade, tem de ter assessoria de tudo quanto é espécie, jurídica, contábil. Então, a Administração tem de seguir essas regras. Isso de que a coisa não anda por causa da Justiça, é balela, é conversa fiada, conversa de quem não tem argumento é conversa partidária. Como tem o juiz para julgar, tem o administrador para administrar\".

O magistrado disse que as portas de seu gabinete estão abertas para atender toda a população às segundas-feiras, a partir das 14h. Porém, ele não pode resolver, muitas vezes, o problema do cidadão: \"O juiz sempre vai encaminhar o problema. A pessoa vem com algum problema, como por exemplo contra a Administração Pública, a gente explica que ele pode escolher um advogado, se for o caso ir à Polícia, então o juiz tem dificuldade de atender a população por isso. Mas na maior boa vontade sempre atendo. Agora o que vem ocorrendo é conversa que veio e falou comigo. O juiz não falou nada, não dá decisão, não fala nada fora do processo. Tudo o que o juiz faz fica registrado no processo, que aliás, é de uma publicidade inigualável. Então, o juiz não determina coisas fora do processo, não fica fazendo isso, não ocorre isso aqui e nem em lugar nenhum\", finalizou.

SIGA-NOS NO Google News