Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Leitor complementa informação sobre foto

18 de janeiro de 2012 - 18:58

Cassilândia News
Cassilândia News

Hermes Carlos, técnico em Agropecuária da UEMS Cassilândia, irmão do radialista César Ferreira, sugere o site
http://planetaterra2010.wordpress.com/page/33/ para que os leitores tomem conhecimento da luta para a preservação do pirarucu.


\"O esforço de pescadores, ambientalistas e voluntários está salvando um dos maiores peixes de água doce do mundo, ameaçado pela seca prolongada, em Mato Grosso. Uma imagem que entristece os moradores da região. O Rio Araguaia está com 63 centímetros. Dois metros abaixo no nível normal. \"Nos últimos dez anos, é a primeira vez que eu vejo o rio desse jeito\", conta o morador Arnou Martins. É grande a busca de alimento e de água – mas nem todos os animais conseguem sobreviver.

“Hoje nós temos 2 mil a 2,5 mil cabeças de gado que nós já perdemos por causa dessa seca prolongada e isso vem acarretando um prejuízo violento para os produtores”, lamenta Ronaldo Oliveira, vice-presidente da associação de produtores rurais. Quando baixa o nível dos rios os peixes vão para os lagos que se formam com a água represada para o acasalamento. Com a seca prolongada até estas áreas estão secando, o que significa uma ameaça para algumas espécies.

É o caso do pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo. Nos pontos mais críticos, ele fica encalhado nos bancos de areia. Pescadores, ambientalistas, produtores rurais e voluntários de outras instituições estão percorrendo os lagos para resgatar o pirarucu. Uma tarefa nada fácil por causa do peso e do tamanho do peixe.

Um deles tem 1m70, pesa quase 200 quilos. O pescador perde o equilíbrio. \"Muito difícil lidar com o pirarucu porque ele é liso e a arma para proteger a ele mesmo é a rabanada e a cabeçada\", afirma o pescador Matias Kaufmann.

Os peixes são levados para as áreas onde ainda há água. O transporte tem que ser feito rapidamente para não comprometer a operação. \"Tem que ter muito cuidado com eles. No caso a gente está envolvendo ele num cobertor, molhando para poder transportar de onde ele está pra cá. E tem que ser rápido se não corre o risco de perder o peixe\", alerta Eduardo Darci, coordenador da equipe.\"


Informações do Planeta Terra

SIGA-NOS NO Google News