Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Leia o discurso da nova presidente da OAB

18 de dezembro de 2009 - 10:54

Leia o discurso da nova presidente da 12ª subseção da OAB, que assume dia primeiro de janeiro de 2010

Senhoras e Senhores, BOM DIA.

Inicialmente gostaria de cumprimentar a todos os presentes, as autoridades nominadas pelo cerimonial, agradecer a presença de todos.
A minha família, aos presentes e ausentes, que por motivos alheios as suas vontades não podem estar aqui.
Ao meu marido e filhos que sempre presentes, em silêncio toleram minha ausência doméstica e compreendem minhas decisões em atuar em nome do coletivo em detrimento do privado.
Meus agradecimentos ao Dr. Ademir José, que deixa nesta data a presidência da Subseção, pelo seu trabalho nesses longos 6 anos.
Agradecer a todos os integrantes da Chapa OAB + FORTE, bem como aos colegas colaboradores de campanha, com certeza, foi o empenho de cada um que nos levou a vitória nas urnas.
É com regozijo e alegria que os recebo e compartilho convosco este momento importante de minha vida profissional.
Tenho a convicção, que somos responsáveis pelo que cativamos, e com estes agradecimentos, espero sejam extensivos a todos aqueles que de uma forma ou outra possibilitaram minha ascensão ao cargo que ora tomo posse.
Desnecessário se faz anunciar que tenho pautado minha vida, na ëtica pessoal e profissional, com sentimento solidário, fraterno, valores estes que trago do Berço da Família Freitas.
Esta conduta senhoras e senhores, me torna mais responsável, mais compromissada para o cargo que ora assumo, tanto para com os advogados, como para com a sociedade, que acredita fielmente ser a OAB, a guardiã dos direitos do cidadão e das instituições democráticas.
Lamentavelmente, não podemos dizer que a advocacia passa pelos seus melhores momentos, enfrentamos uma crise sem precedente na história, mas ela não é exclusiva dos advogados de Cassilândia, ela é nacional, e se manifesta de várias formas; pela crise de identidade, pela crise financeira que os profissionais enfrentam, pelo desrespeito a ética nas relações profissionais e interpessoais, que não raras vezes o advogado é motivo para piadas de mau gosto.

É imperativo que pensemos na valorização do trabalho do advogado através da justa remuneração, com o pagamento dos honorários advocatícios justos.
Durante a Campanha eleitoral assumimos outros desafios que nortearam nossa atuação frente a entidade; o desafio de exigir das autoridades constituídas o respeito às prerrogativas do advogado, conquistadas de longa data, em lutas históricas e inseridas no art. 6º da Lei 8.906/94, que estabelece “A autoridade, os serventuários, os servidores públicos, devem dispensar ao advogado tratamento compatível com a dignidade da Advocacia”.
Está na Constituição em seu art. 133, que o advogado é indispensável para a realização da Justiça. A direção que ora assume tem compromisso de fazer cumprir este principio constitucional, e a entidade exigirá tratamento digno aos profissionais que representa, pois temos a certeza que o tratamento igualitário e com urbanidade, são premissas essenciais ao convívio harmônico, especialmente entre magistrados, representantes do ministério publico e advogados. Devem estes manter o respeito mútuo, pois somente desta forma haveremos de enfrentar a crise que advocacia enfrenta e o desgaste público do Poder Judiciário.
Registramos a intenção de continuar mantendo a convivência harmônica com todos os segmentos da sociedade, em especial com o Poder Judiciário, e buscaremos parcerias, para a superação das dificuldades.

Não posso deixar passar incólume o fato, que desde a criação desta subseção, sou a primeira mulher a assumir o cargo de presidente, o que faço com muita satisfação, e muito me honra, pois entendo que Cassilândia avançou na compreensão, de que não é o sexo que diferencia as lideranças, mas sim sua obstinação em acertar, além da competência e dedicação com que exercem os cargos.

Ao assumirmos está administração, queremos contar com apoio de todos, especialmente da Diretoria que ora deixa o cargo, e do advogado Dr. Ivan Pinheiro, que nos representará junto ao Conselho Estadual.
Conclamo a todos os colegas advogados, que superado o momento eleitoral sejamos um exército coeso, em prol da valorização profissional, da dignidade da advocacia, em busca do aprimoramento da cidadania do nosso povo.
Muito obrigado a todos que acreditaram em nossa Chapa, inclusive os que não pude nominar, pois seria demasiadamente longa, .comprometendo-me a cumprir nossas propostas com galhardia e perseverança, tendo a convicção que darei o melhor do que sei fazer.
MUITO OBRIGADA!

SIGA-NOS NO Google News