Cassilândia, Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

06/08/2010 13:17

Cassilândia: juiz tira dúvidas sobre Eleições 2010

Bruna Girotto

\"Toda eleição é um momento muito particular na renovação da democracia. É o momento de pensar e mostrar para os candidatos que os eleitores estão atentos. Quando a população não participa da vida política, é quando o político se sente mais a vontade de fazer as coisas erradas, que o sistema - criado por ele mesmo - permite\", afirmou o magistrado Sivio Cézar Prado, ao programa Rotativa no Ar nesta sexta-feira (06).

Ele aproveitou o momento para tirar dúvidas dos ouvintes sobre as Eleições 2010.

Veja algumas perguntas que foram respondidas pelo juiz eleitoral.

Ordem da votação

1º - Deputado Estadual - 5 números

2º - Deputado Federal - 4 números

3º - Senador - 3 números

4º - Senador - 3 números

5º - Governador - 2 números

6º - Presidente - 2 números

\"Colinha\"

O eleitor deve levar a \"colinha\" de casa, com os números de seu candidato, e tirá-la do bolso na frente da urna, não fazendo propaganda no colégio eleitoral.

Quantas vezes o eleitor pode ficar sem votar?

Após três turnos sem votar, o eleitor já tem o título cancelado. Então, quem não votou em 2008, e não votar no 1º e 2º turno de 2010 - sem justificar - terá o título cancelado. Não há limite, porém, para quem justifica a ausência do voto.

Título eleitoral e documento com foto

Com a edição da Lei nº 12.034/09, que acresceu o artigo 91-A na Lei nº 9.504/96 restou definido que “no momento da votação, além da exibição do respectivo título, o eleitor deverá apresentar documento de identificação com fotografia”. Se eleitor perdeu o título, tem até o dia 23 de setembro para requerer a 2ª via no cartório eleitoral. Se a perda ocorrer após essa data, não poderá votar.

Maior de 16 e menor de 18 anos

Se o maior de 16 e menor de 18 anos, não tiver documento de identidade com foto, mas somente a certidão de nascimento, é aconselhável que tire a carteira de trabalho para poder votar.

Voto em trânsito

Se a pessoa estiver nas capitais brasileiras no dia da eleição poderá votar apenas para Presidente da República, em qualquer colégio eleitoral, desde que requeira o voto em trânsito até o dia 15 de agosto, em qualquer cartório eleitoral. Em Cassilândia, o cartório eleitoral irá realizar plantão nos dias 14 e 15 de agosto, das 12h às 18h, para tratar deste assunto.

Deficiente visual

As urnas eleitorais são adaptadas para a leitura em braile, viabilizando o voto do eleitor que possui deficiência visual.

Voto no Exterior

Aos que possuem domicílio eleitoral no exterior, o exercício do voto é exigido apenas nas eleições para presidente da República.

Aqueles que, embora residindo no exterior, mantenham seu domicílio eleitoral em município brasileiro continuam obrigados a votar em todas as eleições, devendo, portanto, justificar suas ausências às urnas enquanto estiverem fora do País, a fim de permanecerem quites com a Justiça Eleitoral.

Falta de energia

Se faltar energia durante as eleições, as urnas eleitorais possuem baterias internas e externas, possibilitando a continuidade da votação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Fevereiro de 2017
Domingo, 19 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 18 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)