Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia já produz tomate orgânico e outras culturas

17 de outubro de 2008 - 14:50

O Cassilândianews recebeu o leitor Rodolfo Crespi, da Uems-Universidade Estadual de MS a seguinte informação:

"O horticultor Vicente do Prado cultiva em sua propriedade algumas culturas orgânicas, dentre elas: jiló, melão, alface, cenoura, brócolis e tomate
Para obter sucesso na produção ele utiliza algumas práticas recomendadas pelo Sr. Alfeu Ohlweiler, Técnico em Agropecuário da AGRAER – Agencia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, como a fabricação do próprio substrato para produção de mudas e adubação utilizando, fosfato natural, esterco bovino e/ou composto, cinza e cama de frango; além de o controle de insetos com produtos alternativos como o óleo extraído da árvore neem plantada em sua propriedade, o controle de fungos com aplicação de leite diluído em água, o controle de pulgões e cochonilha com aplicação de cinzas diluídas em água, aplicação do extrato de folhas de primavera para “resistência“ vira-cabeça do tomateiro, entre outras práticas pertencentes à agroecologia.
Essa produção se difere do método convencional por não utilizar fertilizantes químicos e agrotóxicos no controle de pragas e doenças. Outras práticas como essa pode ser obtidas através dos técnicos da agência municipal da AGRAER, que dispõe de assistência técnica gratuita para os produtores rurais. Esses sistemas de produções além de não serem nocivos ao meio ambiente dignificam ainda mais o produtor rural que mostra responsabilidade com os consumidores, por oferecer produtos com qualidade alimentar, e respeito a meio ambiente, por optar por práticas sustentáveis de exploração da terra."

SIGA-NOS NO Google News