Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: intercambiária do Rotary envia mensagem

07 de junho de 2011 - 08:59

A intercambiária do Rotary Club de Cassilândia que está na Polônia, Isadora Prado Cano, enviou ontem um e-mail falando sobre a sua experiência naquele país. Isadora, retornará para Cassilândia ainda este mês. Confira seu emocionante relato:

Podkowa Leśna, 06 de junho de 2011

Saudacoes ao presidente e aos demais companheiros do Rotary Club de Cassilandia!

E com muita alegria e satisfacao que eu escrevo esta simples carta a todos voces.

O tempo, apesar de muitas vezes reclamarmos que passa muito rapido, percebo que, para mim, passou rapido e 10 meses se voaram pelo calendario. Tive descobertas, como uma língua totalmente louca e raras vezes compreensivel, uma cultura riquissima e apaixonante, uma culinaria saborosa e, convenhamos, que me fez ganhar alguns “quilinhos”, alem de conhecer um povo excessivamente amigavel, dispondo de parceria e compreensao.

Apesar de ser ate menor do que alguns estados brasileiros, a Polonia se destacou para mim como o melhor pais para se morar. Afirmo isso pois na verdade pude visitar 10 desses países considerados “ricos” e muitas vezes vistos como o sonho de consumo de qualquer pais emergente ou de terceiro mundo, mas nenhum deles conseguiu apagar do meu coração tudo o que senti e experimentei aqui.

Nesse pequeno grande mundo polones, visitei o mar (GELAAAAAAAAADO!), as montanhas (e aprendi a esquiar em uma semana... apesar de quase quebrar alguns ossos do corpo durante isso) e os lagos exuberantes, onde andei de caiaque e passeei de Jet-ski com minha família.

Conheci cidades como Varsovia e Cracovia, conhecidas pelo mundo inteiro por sua “realeza” e historia, alem das cidades mais importantes da cultura polonesa, como Gdansk (o primeiro lugar invadido pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial), Toruń (a cidade de Nicolau Copernico), Wrocław (já pertencida pelos alemaes, poloneses e russos), Zakopane (o lugar mais alto da polonia), e Oświęcim (a tao conhecida Auschwitz, o maior campo de concentracao da Segunda Guerra) e entre muitos outros deslumbrantes lugares.

Entre historias e mais historias, passei por aqui e acredito que consegui deixar uma marca brasileira no coração daqueles que conheci, seja familiares, amigos ou colegas.

Representar o Brasil não foi dificil, ainda mais quando se tem amor por uma nacao tao DIVINA... Assim, qualquer barreira pode ser quebrada.

Aquela que passou pela porta de um aeroporto com uma mala de 30 kg, “perdida” no exterior, volta pra casa com uma bagagem cultural e experiencia de vida que ninguém vai apagar de sua memoria.

Tenho muitas historias, companheiro presidente e demais companheiros... “Sorte de voces” que semana que vem eu já estarei chegando e poderei compartilhar um pouco de tudo o que passei no pais “branco vermelho”.

Agradeco por esse ano, por essa oportunidade e pelo apoio de todos. Espero que continuem fazendo um bom trabalho e investindo o que puderem em nos jovens, principalmente com o intercambio.

Obrigada por acreditarem em mim, espero poder ter vos representado bem.

Do widzenia za tydzień!
Isadora Prado Cano

SIGA-NOS NO Google News