Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: intensificado combate à febre amarela

15 de janeiro de 2008 - 14:52

Posto de vacinação da Praça São José
Posto de vacinação da Praça São José

A secretária municipal de Saúde intensifica nesta semana o trabalho de combate à febre amarela. Em todos os PSF's e todas as entradas da cidade equipes estão realizando a vacinação, bem como na Praça São José e em grandes empresas da cidade.

A vacina contra a febre amarela é válida por 10 anos. Não podem tomá-la pessoas que estejam em tratamento contra o câncer e gestantes, além de pessoas que tenham alergia a produtos derivados de ovos.

A principal diferença entre a febre amarela urbana e a silvestre é que, nas cidades, o transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti, enquanto em áreas de matas, florestas e beiras de rios, os transmissores são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.

A febre amarela silvestre raramente acomete humanos e os macacos são seus principais hospedeiros. Os mosquitos transmissores da febre amarela silvestre só conseguem picar humanos quando estes invadem o habitat rural.

Na época de chuvas, janeiro a abril, o número de mosquitos tende a aumentar. É nessa época também que a intensificação de trabalhos agrícolas leva um maior número de pessoas a áreas com risco de transmissão.

Apesar de a febre amarela urbana estar erradicada do Brasil desde 1942, a silvestre costuma ter surtos em áreas da Bacia Amazônica, assim como em regiões da Bolívia, Peru e Colômbia.

SIGA-NOS NO Google News