Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: implantada estenotipia na 2ª Vara

23 de julho de 2007 - 13:24

O Juiz Silvio Prado informa ao Cassilândianews que a partir de hoje as audiências na 2ª Vara de Cassilândia passam a contar com estenotipia informatizada, com o objetivo de agilizar os trabalhos do Judiciário. A primeira audiência está marcada para às 13h30.

Por meio da estenotipia são gravados os depoimentos das partes e testemunhas nas audiências e enviados para a empresa via sistema próprio. O conteúdo dos arquivos é devolvido transcrito em até setenta e duas horas para a respectiva vara.

Estenotipia – A função do estenotipista consiste em registrar depoimentos, audiências, debates, palestras ou mesmo uma simples conversa por escrito (digitalizado) acompanhando a velocidade da fala, simultaneamente. Para isso, é utilizado o estenótipo, um teclado especial com 24 teclas. Essas teclas podem ser batidas ao mesmo tempo, oferecendo uma infinidade de combinações, ao contrário de um computador ou de uma máquina de escrever, nos quais se tecla letra por letra.

Conectado a um computador, com o auxílio de um software (programa) de transcrição, o estenótipo traduz para a Língua Portuguesa todos os códigos, abreviaturas e contrações que são digitadas. No software, há um dicionário em que podem ser acrescentadas novas palavras, com o objetivo de abastecer o banco de dados e melhorar o desempenho. A estenotipia permite que o profissional registre um texto na mesma velocidade que as pessoas falam, de 180 a 220 palavras por minuto.

Com informações do TJ/MS

SIGA-NOS NO Google News