Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/03/2010 09:35

Cassilândia: Iagro baixa portaria sobre praga da banana

Bruna Girotto

O Iagro baixou a Portaria n. 1955/2010, publicada hoje (3) no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, que dispõe sobre o trânsito de fruto ou partes da planta da bananeira nos municípios pertencentes a área livre de "sigatoka negra" (pragra mais grave na cultura da banana) aprovada pelo MAPA.

O texto da portaria dispõe que considerando a disseminação do fungo "Mycosphaerella fijiensis (Morelet) Deighton" causado pela "sigatoka negra" dá-se pelo vento, embalagens contaminadas e partes do vegetal ficam proibidos o comércio, a entrada e trânsito de cargas e materiais de bananas nos municípios livres da praga.

Cassilândia é um destes municípios, além de Chapadão do Sul, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Selvíria e Três Lagoas, conforme a Instrução Normativa n. 003 de 20.01.2010.

Fica livre da proibição as bananas cultivadas em área que não tem "sigatoka negra"e área com Sistema de Mitigação de risco para a praga sem constatação do Moko da bananeira, desde que seguidos alguns requisitos delineados na portaria.

O descumprimento da portaria, que entrou em vigor hoje, ensejerá na apreensão e destruição de todos os materiais em desacordo, não cabendo qualquer indenização ao proprietário.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)