Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

03/03/2010 09:35

Cassilândia: Iagro baixa portaria sobre praga da banana

Bruna Girotto

O Iagro baixou a Portaria n. 1955/2010, publicada hoje (3) no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, que dispõe sobre o trânsito de fruto ou partes da planta da bananeira nos municípios pertencentes a área livre de "sigatoka negra" (pragra mais grave na cultura da banana) aprovada pelo MAPA.

O texto da portaria dispõe que considerando a disseminação do fungo "Mycosphaerella fijiensis (Morelet) Deighton" causado pela "sigatoka negra" dá-se pelo vento, embalagens contaminadas e partes do vegetal ficam proibidos o comércio, a entrada e trânsito de cargas e materiais de bananas nos municípios livres da praga.

Cassilândia é um destes municípios, além de Chapadão do Sul, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Selvíria e Três Lagoas, conforme a Instrução Normativa n. 003 de 20.01.2010.

Fica livre da proibição as bananas cultivadas em área que não tem "sigatoka negra"e área com Sistema de Mitigação de risco para a praga sem constatação do Moko da bananeira, desde que seguidos alguns requisitos delineados na portaria.

O descumprimento da portaria, que entrou em vigor hoje, ensejerá na apreensão e destruição de todos os materiais em desacordo, não cabendo qualquer indenização ao proprietário.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)