Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: homem solta aves para escapar do flagrante

PMA - 14 de fevereiro de 2011 - 15:30

Policiais Militares Ambientais de Cassilândia realizaram fiscalização ambiental, iniciada na sexta-feira e concluída hoje, nas propriedades rurais da região. Ao chegarem na Fazenda Três Irmãos, no sábado à tarde (12) perceberam que uma pessoa começou a soltar aves, que estavam em gaiolas. O elemento afirmou ser funcionário da fazenda, identificado como Márcio Aparecido de Souza, genro do proprietário da Fazenda, conseguiu soltar 03 canários-da-terra (Sicallis Flaveola Brasiliensis), porém, um não houve tempo de realizar a soltura.

Márcio já fora autuado pela PMA por prática de ter em cativeiro animal silvestre sem autorização do órgão ambiental competente. Ele alegou que tentou soltar os pássaros ao avistar os policiais, por medo de ser multado, pois já fora autuado no ano de 2008 por policiais de Casssilândia e foi condenado por crime ambiental de ter animal silvestre em cativeiro. O autuado informou ainda que cria e comercializa passeriforme, porém, não possui qualquer tipo de documento exigido pelos órgãos ambientais competentes.

A ave remanescente foi apreendida, bem como 12 (doze) gaiolas, 01 (uma) armadilha (alçapão) e 02 (duas) gaiolas de transporte de aves. Os policiais suspeitam que o elemento conseguiu soltar mais aves do que as 03 alegadas, devido à quantidade de gaiolas.

O autuado foi multado em R$ 500,00 por manter animais silvestres em cativeiro sem autorização ambiental. Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de 06 meses a 01 ano de detenção.

SIGA-NOS NO Google News