Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Hoje é dia de vacinação: rubéola e pólio

09 de agosto de 2008 - 08:56

Começa hoje em todo território nacional a campanha de vacinação contra rubéola e a segunta etapa de vacinação contra poliomielite.

Em Cassilândia a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação contra a rubéola há alguns dias. Todos os PSFs atedem hoje até às 16 horas.

Em todo o Estado a meta é imunizar 778.359 pessoas. No ano passado de 287 casos suspeitos de rubéola, 25 foram confirmados no estado. Este ano, até o momento, foram notificados 94 casos com 10 confirmações.

Crianças – A campanha também convoca os pais para levarem as crianças de zero a 3 anos para tomarem a segunda dose da vacina contra a poliomielite.

A doença - Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro.

O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal. A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações.

O período de incubação do vírus é de aproximadamente 15 dias e os sintomas são parecidos com os da gripe: dor de cabeça, dor ao engolir, dores no corpo (articulações e músculos), coriza, aparecimento de ínguas, febre, manchas avermelhadas inicialmente no rosto que depois se espalham pelo corpo todo.

Por causa de sua semelhança com várias outras enfermidades, o diagnóstico preciso de rubéola só pode ser obtido pelo exame sorológico.

O tratamento é sintomático. Anti-térmicos e analgésicos ajudam a diminuir o desconforto, aliviar as dores de cabeça e do corpo e baixar a febre. Recomenda-se também que o paciente faça repouso durante o período crítico da doença.

Com informções do Campo Grande News

SIGA-NOS NO Google News