Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/10/2010 10:24

Cassilândia: há 26 anos, Rádio Patriarca entrava no ar

Trecho do trabalho de conclusão de curso de jornalismo

A Rádio Patriarca nasceu do desejo dos advogados e jornalistas João Juarenço Girotto e Manoel Afonso. Ambos tinham se formado em Direito, em São José do Rio Preto (SP) no ano de 1972 e já trabalhavam na área jornalística nesta cidade.

Em 1974, mudaram para Cassilândia (MS), com a intenção de formar um escritório de advocacia e continuar o trabalho jornalístico. Assim, foi criada a Rádio Patriarca de Cassilândia Ltda em 26.08.1977.

Somente em 05 de novembro de 1982, foi aprovado o plano da Rádio Patriarca, conforme matéria publicada em “O Cassilândia Jornal”:

Dentel aprova plano da Rádio Patriarca
O Diário Oficial da União de 5 de outubro publicou portaria sob n. 370, onde o Departamento Nacional de Telecomunicações aprovou o plano técnico que inclui local e especificação geral dos equipamentos que serão utilizados na Rádio Patriarca de Cassilândia Ltda., concessionária de serviço de radiodifusão sonora em onda média, na freqüência de 1.570 khz, com potência diurna de 1,0 km e noturno de 0,25 km.
O plano técnico de autoria do engenheiro Silvio Mauro Damiani, prevê instalação de uma torre onidirecional com 48 metros de altura com 120 radiais de 47,77 metros de comprimento, espaçados de 3 em 3 graus.
O Diretor Regional do Dentel em Campo Grande, engenheiro Marcelo Aparecido Cantinho da Silva, enviou ofício ao dr. Manoel Afonso, diretor gerente, comunicando a aprovação final e lembrando que dentro de dois anos, a emissora deverá estar funcionando, pelo menos em caráter experimental. (O Cassilândia Jornal, 1982, edição n. 118)

Neste mesmo ano, foi cedido um prédio pela Prefeitura Municipal, em regime de comodato pelo prazo de 10 anos, que deveria passar por reforma e adaptação para servir como estúdios e escritórios da rádio.

Ocorre que entre 01 de janeiro 1983 e 31 de dezembro de 1988, Jair Boni Cogo foi eleito prefeito de Cassilândia (MS), e antes mesmo da Rádio entrar no ar, foi revogada a concessão, com apoio do prefeito e a maioria dos vereadores.

Por isso, os sócios decidiram construir sede própria. O prédio localiza-se na Vila Izanópolis, terceiro maior bairro do município, sendo esta, ainda hoje, a sede da emissora.

Cumprindo o que o DENTEL havia determinado, a Rádio Patriarca entrou em caráter experimental pela primeira vez no dia 01.10.1984, e um mês depois, no dia 05.11.1984, ela passou a existir em caráter definitivo.

Antes mesmo de sua criação, a Rádio Patriarca já tinha seu slogan que perdura até os dias atuais: A Voz do Vale do Aporé.

O Rio Aporé passa por Cassilândia e divide os Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. Ele faz parte da Bacia Hidrográfica do Paranaíba, que dá nome ao Rio que deságua no Rio Paraná.

Sendo conhecido por sua forte correnteza, o Salto do Rio Aporé é a maior cachoeira deste rio, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade. Esta queda d´água tem mais de oito metros de altura e já foi a fonte de energia hidrelétrica da cidade.

Devido à notoriedade e importância deste rio, os fundadores da Rádio Patriarca acharam por certo utilizar-se da expressão “A Voz do Vale do Aporé” para captar a atenção dos ouvintes locais.

A Rádio Patriarca foi a primeira rádio da cidade. Três anos depois, em 30.12.1987, foi criada a Rádio Central FM.

Após fitas, discos, CD’s, a emissora está na era digital. É possível conectar-se por meio do site Cassilândia News . O site disponibiliza sessenta entradas, ou seja, sessenta ouvintes de Cassilândia ou de qualquer outro ponto do planeta, podem ouvir a Rádio.

Trata-se, assim, da junção entre a rádio e a internet, para difusão de informação local as outras pessoas.

NR: O trabalho foi feito em 2008. Atualmente, são 110 entradas que o site Cassilândia News coloca à disposição dos ouvintes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)