Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Gazebo vai custar R$ 121 mil

31 de maio de 2007 - 15:26

Zildo Silva
Zildo Silva

A obra para a construção do gazebo, na Praça São José, está orçada em R$ 121.703,84. Foi iniciada ontem, com a retirada de toda a pavimentação asfáltica. A Nortegen Construtora Ltda., de Goiânia, é a responsável pelo serviço. No local serão construidos quatro quiosques. Em cada um, dois estabelecimentos comerciais, sendo um ponto de mototaxi, uma pastelaria, uma sorveteria, uma central de apoio aos turistas, e as demais lanchonetes. A informação foi prestada pelo administrador da Nortegen, Rubens Rodrigues Silva. A conclusão está prevista para 120 dias.


O que achamos sobre gazebo:

Gazebo é um convite à meditação, reflexão e integração
A idéia de espaços abertos ou semi-abertos nas áreas de lazer da casa têm sido uma constante nos pedidos que muitos clientes apresentam aos arquitetos. Cada vez mais procurados como espaços de apoio à área de churrasqueiras, piscinas, varandas e até mesmo à área da casa, eles são criados a fim de oferecer possibilidade de auto-convivência – meditação, reflexão e atividades pessoais – bem como atividades sociais como reuniões para bate-papos. "Esses locais servem para encontros sérios ou descontraídos, jogos diversos, enfim, um canto para ficar, namorar e tudo mais", afirma o arquiteto Gilberto Dias.
Segundo ele, os gazebos – denominação utilizada para esses confortáveis ambientes – são, essencialmente, espaços estruturados em madeira, ferro, alumínio ou até mesmo em alvenaria, com ou sem cobertura e fechamento laterais, que tem como função determinar atividades multiuso como recanto para meditação, espaço para atividades de lazer, jardinagem, artes plásticas, "fitness", relaxamento, leitura, área para convívio e reuniões. "Apesar da palavra gazebo ser um pouco estranha, seu significado e função são muito aprazíveis e cada vez mais presentes em residências contemporâneas", declara Dias.
Ele conta que, no Brasil, o gazebo também é chamado de caramanchão – quando confeccionado em estrutura pergolada e aberta – que pode ser emoldurado por trepadeiras de flores, que criam um ambiente refrescante e de prazer ímpar. Além da estrutura, que pode ser vazada ou não, o gazebo tem por característica o uso de materiais mais rústicos como tijolos, cerâmicas rústicas ou até mesmo o grès porcelanato rústico como material de revestimento de piso. "Tudo para criar uma atmosfera integrada à área externa – piscinas e jardins – ou até mesmo como área contígua à casa como anexos – salas de tevê, "fitness", sala de almoço, etc", diz.
Para a engenheira agrônoma e paisagista Nancy Ferruzzi Thame, os gazebos enriquecem qualquer projeto, principalmente devido à imensa variedade de detalhes e materiais existentes hoje. "Essa é uma área que pode ser usada muito pela família", diz. Nancy afirma que os gazebos fazem com que o jardim deixe de ser puramente contemplativo. "As pessoas acabam se integrando muito mais ao ambiente", declara.



Fonte - Jornal de Piracicaba

SIGA-NOS NO Google News