Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

11/08/2009 10:10

Cassilândia: Fórum continua fechado hoje; Dia do Pendura

A Justiça Estadual, a exemplo de ontem, não funciona hoje. O Fórum está fechado. É a ponte que consta do calendário do Tribunal de Justiça. Hoje, se comemora a Fundação dos Cursos Jurídicos do Brasil, também conhecido como o Dia do Advogado.

Antigamente, os estudantes de direito faziam o tradicional "pendura".

Segundo um texto do site UOL: A pendura é uma antiga tradição brasileira, que remonta ao Primeiro Império do Brasil (1822-1831). No dia 11 de agosto de 1827, passados três anos da promulgação da primeira Constituição brasileira, Dom Pedro I criou os dois primeiros cursos de Direito no País: um em Olinda, no Mosteiro de São Bento, outro no município de São Paulo, no Largo São Francisco.

Tal data se tornou motivo de celebração, tamanha a notoriedade que tinham os advogados perante a sociedade na época. Comerciantes ofereciam-lhes, neste dia, refeição e bebida como cortesia. E eles, como forma de agradecimento, proferiam belos discursos aos freqüentadores do estabelecimento.

Com o tempo, a tradição foi se perpetuando, e o que era uma cortesia passou a ser uma imposição. Como parte da “comemoração”, os estudantes resolveram simplesmente que não pagariam a conta do restaurante, de qualquer restaurante, convidado ou não. Tem gente que já gastou centenas de reais (ou cruzeiros ou cruzados) em sofisticados estabelecimentos. E a "brincadeira" dura até hoje: no dia 11 de agosto, eles se reúnem, comem, bebem e não pagam. E ainda fazem um discurso para todo mundo ouvir. Alguns chegam a fazer isso durante a semana que antecede a data.

NR: evidentemente que o dia do pendura funcionou numa época em que eram poucos os cursos de direito no Brasil. Hoje, tem dado muitos BOs - boletim de ocorrência, por proprietários de estabelecimentos comerciais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)