Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Fórum continua fechado hoje; Dia do Pendura

11 de agosto de 2009 - 10:10

A Justiça Estadual, a exemplo de ontem, não funciona hoje. O Fórum está fechado. É a ponte que consta do calendário do Tribunal de Justiça. Hoje, se comemora a Fundação dos Cursos Jurídicos do Brasil, também conhecido como o Dia do Advogado.

Antigamente, os estudantes de direito faziam o tradicional "pendura".

Segundo um texto do site UOL: A pendura é uma antiga tradição brasileira, que remonta ao Primeiro Império do Brasil (1822-1831). No dia 11 de agosto de 1827, passados três anos da promulgação da primeira Constituição brasileira, Dom Pedro I criou os dois primeiros cursos de Direito no País: um em Olinda, no Mosteiro de São Bento, outro no município de São Paulo, no Largo São Francisco.

Tal data se tornou motivo de celebração, tamanha a notoriedade que tinham os advogados perante a sociedade na época. Comerciantes ofereciam-lhes, neste dia, refeição e bebida como cortesia. E eles, como forma de agradecimento, proferiam belos discursos aos freqüentadores do estabelecimento.

Com o tempo, a tradição foi se perpetuando, e o que era uma cortesia passou a ser uma imposição. Como parte da “comemoração”, os estudantes resolveram simplesmente que não pagariam a conta do restaurante, de qualquer restaurante, convidado ou não. Tem gente que já gastou centenas de reais (ou cruzeiros ou cruzados) em sofisticados estabelecimentos. E a "brincadeira" dura até hoje: no dia 11 de agosto, eles se reúnem, comem, bebem e não pagam. E ainda fazem um discurso para todo mundo ouvir. Alguns chegam a fazer isso durante a semana que antecede a data.

NR: evidentemente que o dia do pendura funcionou numa época em que eram poucos os cursos de direito no Brasil. Hoje, tem dado muitos BOs - boletim de ocorrência, por proprietários de estabelecimentos comerciais.

SIGA-NOS NO Google News