Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Estado manda fechar salas do Hermelina Leal

18 de março de 2009 - 12:20

Cassilândia News
Cassilândia News

A Secretaria Estadual de Educação acaba de fechar as turmas de 1ª a 4ª séries da Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal. Quando a reportagem do Cassilândianews chegou à Escola o ambiente parecia um velório. Professores , alunos e pais chorando e pessoas sendo atendidas por problemas de pressão.

A diretora da escola, profa. Ada Paulino Borges Brandão, também com lágrimas nos olhos, explicou que o fechamento se deu porque o Governo do Estado não aceita classes com menos de 20 alunos e estava funcionando com 15 a 16.

Os professores efetivos ficarão à disposição, trabalhando em outras atividades, até algum colega se aposentar. Os contratados, de artes e educação física, serão dispensado.s

É boa a infra-estrutura do local de aprendizado, tendo inclusive quadra de esportes própria.

Conta a professora: “Sabíamos que não era para abrir salas com menos de 20 alunos, mas como tínhamos a clientela entramos com a justificativa junto a secretaria e foi aceita. Os professores foram implantados no sistema e sexta-feira chegou a informação do fechamento.”

Até ontem, continua, tentamos de tudo para manter as turmas. Até pedimos uma audiência com a Secretária de Educação, mas recebemos a informação que poderia ser agendada, mas não se sabia para quando. Argumentou a diretora que então permaneceria com as classes abertas até a audiência. A resposta foi que não, tinha que fechar. “Então, não adianta falar com a secretária depois de fechadas as salas de aula”, lamentou.

Os alunos matriculados na escola residem no centro da cidade e alguns possuem deficiência auditiva e de aprendizado. “Tudo isto não foi aceito como justificativa e não aceita”, reclamou a diretora.

A resposta é de que a secretaria já tinha feito levantamento e tinha conhecimento de vagas em outras escolas, inclusive na Escola Estadual Rui Barbosa, na Vila Pernambuco.

A Escola Municipal Amin José, que funcionava onde era a antiga Escola Estadual Marechal Rondon, talvez receba alunos das primeira, segunda e alguns da terceira série. Para a quarta série não existe vaga. Esses alunos terão que procurar escola nos bairros da cidade.

Quando do fechamento, em janeiro de 2005, do Marechal Rondon, o discurso à época era de que os alunos seriam transferidos para o Hermelina, à época Escola Estadual de Cassilândia, e seriam feitos investimentos.

A profa. Ada informou que o objetivo do governo é ficar com o ensino médio ou até as séries finais do ensino fundamental, sétima e oitava. Pela legislação, continua, o ensino médio é responsabilidade do Estado e o fundamental do município. “E pelo o que estamos sentindo a lei vai ser cumprida”, concluiu.

Hoje, os professores estão se despedindo dos alunos. É de doer o coração a cena. Às 15 horas a escola vai ter uma reunião com os pais de alunos.

Atualmente a Escola Estadual Hermelina Leal, que possui 40 salas, tem 25 turmas no período da manhã, apenas duas turmas (de alunos especiais) e a noite 15 turmas. As outras salas são utilizadas para oficinas e administração.


VEJA MATÉRIAS SOBRE O MARECHAL RONDON PUBLICADAS PELO CASSILÂNDIA NEWS EM 2004 E 2005.

Escola Marechal Rondon: aconteceu a morte anunciada
Quarta-feira, 27 de Outubro de 2004 15:00

A Escola Marechal Rondon vai fechar. De acordo com o Oficio 837/2004, assinado por Ilza Mateus de Souza, coordenadora CONDEP/SUDEP/ e Onilda Ouriveis, superintendente SUPED, da Secretária Estadual de Educação, a morte anunciada, mas que alguns ainda acreditavam que poderia não ocorrer, aconteceu.
Diz o Ofício: "Baseados na atual realidade da Escola Estadual Marechal Rondon, onde destacamos o quantitativo de apenas 435 alunos atendidos e a existência de 19 professores convocados, comunicamos que para o ano de 2005, essa unidade escolar será integrada à Escola Estadual de Cassilândia, não decorrendo desta decisão nenhum prejuízo aos alunos e nem aos professores e funcionários efetivos.
Mediante esta decisão, não há necessidade dessa unidade escolar efetivar as inscrições para os candidatos ao pleito eleitoral da Direção e do Colégiado Escolar".
No relatório, Ilza Mateus de Souza, diz que constata que na região central de Cassilândia, existe a Escola Estadual Marechal Rondon com 435 alunos e a Escola Estadual de Cassilândia com 767 alunos, distante aproximadamente 200 metros uma da outra.
Entende que a integração é viável, sem prejuízos a alunos, servidores e professores.


Repercussão
A notícia causou mal estar na comunidade do Marechal Rondon, que acreditava na continuidade da escola. No ano passado, quase fechou. A diretora do colégio chorou muito, desde quando recebeu a notícia. A Escola tem na sua programação para amanhã, uma grande Feira Cultural.
A presidente do Simted-Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação, disse agora pouco ao Cassilandianews, que está indignada.


Governo extingue escolas e encaminha alunos a outras
Terça-feira, 04 de Janeiro de 2005 07:46
Maristela Brunetto/Campo Grande News

O governo estadual está desativando seis escolas da rede estadual de ensino no interior do Estado e incorporando os alunos a outra unidade. É o segundo ano que a medida é adotada para economia de despesas. Entre as escolas consta a Laudelino Barcelos, de Aquidauana, que será incorporada à Coronel José Alves Ribeiro e a Armando Silva Carmelo, de Dourados.
No caso da escola de Aquidauana, o Ministério Público Estadual chegou a entrar com ação civil na Justiça para tentar impedir a desativação. Um dos argumentos foi o valor histórico do estabelecimento de ensino. Já a de Dourados, houve manifestação pela manutenção dela, inclusive com apoio do prefeito Laerte Tetila (PT), e audiência pública.
As outras escolas a serem desativadas com destinação dos alunos a outra unidade são a Professora Nilzalina Pontes Lemos e Rotary Clube, também de Aquidauana; Generoso Ponce, em Bela Vista; e Marechal Rondon, em Cassilândia.
Alunos e professores do Marechal Rondon fizeram passeata
Sexta-feira, 26 de Novembro de 2004 08:59

Alunos, professores e pais de alunos fizeram hoje uma passeata, pelas principais ruas da cidade, protestando contra o fechamento da Escola Estadual Marechal Rondon. A Polícia Militar acompanhou todo o trajeto e foi uma passeata pacífica, com grito de ordem e faixas, contra o fim da unidade escolar.
A Secretaria Estadual de Educação informou que vai haver a fusão entre a Escola Estadual Marechal Rondon e a Escola Estadual de Cassilândia, localizadas na parte central de Cassilândia.

Enquete aponta que Marechal não pode fechar
Sexta-feira, 12 de Novembro de 2004 14:43

Uma enquete realizada hoje pela Rádio Patriarca, por telefone, aponta que a população não concorda com o fechamento da Escola Estadual Marechal Rondon. Enquanto 16% concordam com o fechamento, 84% são contra e querem a permanência da escola.
A Secretaria Estadual de Ensino, já anunciou que a Escola Estadual Marechal Rondon deverá se unir ao Colégio Estadual de Cassilândia, distantes cerca de 200 metros um do outro.

SIGA-NOS NO Google News