Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/03/2009 12:20

Cassilândia: Estado manda fechar salas do Hermelina Leal

Cassilândia NewsCassilândia News

A Secretaria Estadual de Educação acaba de fechar as turmas de 1ª a 4ª séries da Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal. Quando a reportagem do Cassilândianews chegou à Escola o ambiente parecia um velório. Professores , alunos e pais chorando e pessoas sendo atendidas por problemas de pressão.

A diretora da escola, profa. Ada Paulino Borges Brandão, também com lágrimas nos olhos, explicou que o fechamento se deu porque o Governo do Estado não aceita classes com menos de 20 alunos e estava funcionando com 15 a 16.

Os professores efetivos ficarão à disposição, trabalhando em outras atividades, até algum colega se aposentar. Os contratados, de artes e educação física, serão dispensado.s

É boa a infra-estrutura do local de aprendizado, tendo inclusive quadra de esportes própria.

Conta a professora: “Sabíamos que não era para abrir salas com menos de 20 alunos, mas como tínhamos a clientela entramos com a justificativa junto a secretaria e foi aceita. Os professores foram implantados no sistema e sexta-feira chegou a informação do fechamento.”

Até ontem, continua, tentamos de tudo para manter as turmas. Até pedimos uma audiência com a Secretária de Educação, mas recebemos a informação que poderia ser agendada, mas não se sabia para quando. Argumentou a diretora que então permaneceria com as classes abertas até a audiência. A resposta foi que não, tinha que fechar. “Então, não adianta falar com a secretária depois de fechadas as salas de aula”, lamentou.

Os alunos matriculados na escola residem no centro da cidade e alguns possuem deficiência auditiva e de aprendizado. “Tudo isto não foi aceito como justificativa e não aceita”, reclamou a diretora.

A resposta é de que a secretaria já tinha feito levantamento e tinha conhecimento de vagas em outras escolas, inclusive na Escola Estadual Rui Barbosa, na Vila Pernambuco.

A Escola Municipal Amin José, que funcionava onde era a antiga Escola Estadual Marechal Rondon, talvez receba alunos das primeira, segunda e alguns da terceira série. Para a quarta série não existe vaga. Esses alunos terão que procurar escola nos bairros da cidade.

Quando do fechamento, em janeiro de 2005, do Marechal Rondon, o discurso à época era de que os alunos seriam transferidos para o Hermelina, à época Escola Estadual de Cassilândia, e seriam feitos investimentos.

A profa. Ada informou que o objetivo do governo é ficar com o ensino médio ou até as séries finais do ensino fundamental, sétima e oitava. Pela legislação, continua, o ensino médio é responsabilidade do Estado e o fundamental do município. “E pelo o que estamos sentindo a lei vai ser cumprida”, concluiu.

Hoje, os professores estão se despedindo dos alunos. É de doer o coração a cena. Às 15 horas a escola vai ter uma reunião com os pais de alunos.

Atualmente a Escola Estadual Hermelina Leal, que possui 40 salas, tem 25 turmas no período da manhã, apenas duas turmas (de alunos especiais) e a noite 15 turmas. As outras salas são utilizadas para oficinas e administração.


VEJA MATÉRIAS SOBRE O MARECHAL RONDON PUBLICADAS PELO CASSILÂNDIA NEWS EM 2004 E 2005.

Escola Marechal Rondon: aconteceu a morte anunciada
Quarta-feira, 27 de Outubro de 2004 15:00

A Escola Marechal Rondon vai fechar. De acordo com o Oficio 837/2004, assinado por Ilza Mateus de Souza, coordenadora CONDEP/SUDEP/ e Onilda Ouriveis, superintendente SUPED, da Secretária Estadual de Educação, a morte anunciada, mas que alguns ainda acreditavam que poderia não ocorrer, aconteceu.
Diz o Ofício: "Baseados na atual realidade da Escola Estadual Marechal Rondon, onde destacamos o quantitativo de apenas 435 alunos atendidos e a existência de 19 professores convocados, comunicamos que para o ano de 2005, essa unidade escolar será integrada à Escola Estadual de Cassilândia, não decorrendo desta decisão nenhum prejuízo aos alunos e nem aos professores e funcionários efetivos.
Mediante esta decisão, não há necessidade dessa unidade escolar efetivar as inscrições para os candidatos ao pleito eleitoral da Direção e do Colégiado Escolar".
No relatório, Ilza Mateus de Souza, diz que constata que na região central de Cassilândia, existe a Escola Estadual Marechal Rondon com 435 alunos e a Escola Estadual de Cassilândia com 767 alunos, distante aproximadamente 200 metros uma da outra.
Entende que a integração é viável, sem prejuízos a alunos, servidores e professores.


Repercussão
A notícia causou mal estar na comunidade do Marechal Rondon, que acreditava na continuidade da escola. No ano passado, quase fechou. A diretora do colégio chorou muito, desde quando recebeu a notícia. A Escola tem na sua programação para amanhã, uma grande Feira Cultural.
A presidente do Simted-Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação, disse agora pouco ao Cassilandianews, que está indignada.


Governo extingue escolas e encaminha alunos a outras
Terça-feira, 04 de Janeiro de 2005 07:46
Maristela Brunetto/Campo Grande News

O governo estadual está desativando seis escolas da rede estadual de ensino no interior do Estado e incorporando os alunos a outra unidade. É o segundo ano que a medida é adotada para economia de despesas. Entre as escolas consta a Laudelino Barcelos, de Aquidauana, que será incorporada à Coronel José Alves Ribeiro e a Armando Silva Carmelo, de Dourados.
No caso da escola de Aquidauana, o Ministério Público Estadual chegou a entrar com ação civil na Justiça para tentar impedir a desativação. Um dos argumentos foi o valor histórico do estabelecimento de ensino. Já a de Dourados, houve manifestação pela manutenção dela, inclusive com apoio do prefeito Laerte Tetila (PT), e audiência pública.
As outras escolas a serem desativadas com destinação dos alunos a outra unidade são a Professora Nilzalina Pontes Lemos e Rotary Clube, também de Aquidauana; Generoso Ponce, em Bela Vista; e Marechal Rondon, em Cassilândia.
Alunos e professores do Marechal Rondon fizeram passeata
Sexta-feira, 26 de Novembro de 2004 08:59

Alunos, professores e pais de alunos fizeram hoje uma passeata, pelas principais ruas da cidade, protestando contra o fechamento da Escola Estadual Marechal Rondon. A Polícia Militar acompanhou todo o trajeto e foi uma passeata pacífica, com grito de ordem e faixas, contra o fim da unidade escolar.
A Secretaria Estadual de Educação informou que vai haver a fusão entre a Escola Estadual Marechal Rondon e a Escola Estadual de Cassilândia, localizadas na parte central de Cassilândia.

Enquete aponta que Marechal não pode fechar
Sexta-feira, 12 de Novembro de 2004 14:43

Uma enquete realizada hoje pela Rádio Patriarca, por telefone, aponta que a população não concorda com o fechamento da Escola Estadual Marechal Rondon. Enquanto 16% concordam com o fechamento, 84% são contra e querem a permanência da escola.
A Secretaria Estadual de Ensino, já anunciou que a Escola Estadual Marechal Rondon deverá se unir ao Colégio Estadual de Cassilândia, distantes cerca de 200 metros um do outro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)