Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia está no alerta máximo do INPE

Jorge Almoas, Campo Grande News - 03 de março de 2011 - 18:05

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou nesta quinta-feira um alerta máximo para Mato Grosso do Sul por conta da previsão de fortes chuvas para os próximos dias.

O alerta é válido para os municípios de Miranda, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Sonora, Cassilândia, Água Clara e Três Lagoas. Nesse locais, a chuva prevista poderá causar enchentes nos rios.

De acordo com estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nas últimas 24 horas a chuva acumula 12 milímetros em Rio Brilhante, 37 mm em Três Lagoas e 48 mm em Aquidauana.

Nessa situação, a possibilidade de alagamentos, enchentes e deslizamentos são constantes. Desde segunda-feira, Corumbá, na região oeste de Mato Grosso do Sul, sofre com a chuva, que já obrigou famílias a deixarem suas casas.

Pela previsão, a chuva continua nesta quinta-feira em todas as regiões do Estado, exceto no Sul. Para amanhã, as chuvas continuam concentradas em Mato Grosso do Sul. E no sábado, a quantidade mais significativa de chuva deve ser registrada na região centro-norte.

O fenômeno que causa o aumento das chuvas é chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul, que ocorre quando uma frente fria está estacionada na altura do litoral brasileiro e os ventos que saem da Amazônia transportam muita umidade para este sistema formando uma grande faixa de nuvens chamada de banda de nebulosidade.

Recomenda-se que a população residente em áreas de risco, como em encostas e regiões próximas a rios e córregos, sujeitas a deslizamento de terras e alagamentos, mantenham contato com a Defesa Civil.

SIGA-NOS NO Google News