Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia - Esclarecimentos do prefeito sobre o Salto

15 de janeiro de 2007 - 07:00

Caro Girotto,

Tenho visto manifestações de leitores do Cassilândia news, sobre o Salto.

O local é visto como patrimônio público, pois durante muito tempo permaneceu sob o domínio do município.

Acontece, todavia, que por força de uma ação judicial, que o amigo tem conhecimento, com ganho de causa para a Enersul, aquele patrimônio foi considerado de propriedade da empresa, cabendo ao município o direito de receber indenização pelas obras lá construídas, o que muito pouco representa, visto que na verdade o grande patrimônio ali existente é de valor cultural.

Quando o nosso querido e ilustre Promotor Público Dr. Antonio Carlos, faz um lembrete de que cuidar do patrimônio público é responsabilidade do prefeito, estou certo de que ele desconhece a ação judicial e o resultado da decisão. Até porque no período em que nos deu o prazer de sua companhia aqui em Cassilândia, de fato, o salto era considerado patrimônio do município.

Na verdade, atualmente competem a Enersul os cuidados com aquele local, mas como isso não é feito, a Prefeitura mantém um funcionário para proteger e cuidar da limpeza. Que por sinal, está deixando muito a desejar. Mas com certeza será melhorado.

Quanto a cobrança de investimentos no local, esclareço que por força de dispositivos legais, não podemos aplicar recursos públicos em propriedade particular.

Daí, a razão de estarmos buscando entendimentos com a Enersul, no sentido de estabelecermos uma parceria público-privada, com investimentos na geração de energia e conseqüentemente na construção de um Balneário Público Municipal, onde a Prefeitura abriria mão da indenização, recebendo em contra-partida o projeto e construção de um moderno balneário, construção do museu, alem do asfaltamento da via de acesso até o salto, construção da ponte de concreto sobre o córrego, entre outros benefícios.

Como Prefeito e cidadão cassilandense, lamento profundamente a perda daquele patrimônio que sempre foi considerado o mais belo Cartão Postal de nossa cidade. Entretanto, a ação antecede ao meu mandato e a decisão judicial sobrepõe aos nossos anseios, só restando o cumprimento da medida imposta.

Mas posso afirmar ao nosso povo, que continuarei trabalhando para transformar aquele local numa verdadeira referência turística para a nossa cidade.

Agradeço as sugestões... Absolvo as críticas..., mesmo porque, acredito que elas são feitas no intuito de preservar a beleza do nosso salto.

Mas é preciso ficar muito claro para a nossa comunidade, que a propriedade do Salto não pertence ao município de Cassilândia e sim à Empresa Enersul, por isso estamos impossibilitados, no momento, de aplicar recursos naquele patrimônio.

Um abraço forte.


Prefeito José Donizete

(republicado)

SIGA-NOS NO Google News