Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: entenda a doença que Luiza Tenório tem

Bruna Girotto - 05 de junho de 2010 - 12:03

Os médicos do hospital El Kadri, em Campo Grande (MS), diagnosticaram Luíza Tenório, esposa do ex-deputado estadual Luizinho Tenório com bronquiectasia

Conforme artigo publicado no site da Dra. Shirley de Campos (http://www.drashirleydecampos.com.br), a definição de bronquiectasia é basicamente anatômica e refere-se à dilatação e distorção irreversível dos brônquios, em decorrência da destruição dos componentes elástico e muscular de sua parede.

Para que haja o desenvolvimento dessa doença, há necessidade da presença de dois elementos: agressão infecciosa e deficiência na depuração das secreções brônquicas. Assim, quanto maior a virulência do agente agressor e quanto pior as condições de defesa locais e sistêmicas, maior a possibilidade de desenvolvimento de bronquiectasias. Isso, associado à resposta imune do próprio hospedeiro, promove a perpetuação do processo inflamatório local, com posterior destruição da parede brônquica.

O site distingue a doença da pseudobronquiectasia. Esta última é a dilatação brônquica que surge em decorrência de processos inflamatórios agudos, mas, no entanto, é reversível. É geralmente cilíndrica e tem sua resolução após um período que varia de três meses a um ano. O conhecimento dessa situação é importante, pois evita a realização de procedimentos cirúrgicos desnecessários ou investigações diagnósticas precoces.

O típico paciente portador de bronquiectasia é aquele indivíduo que apresenta, persistentemente, tosse produtiva, com expectoração mucopurulenta, em grande quantidade, principalmente pela manhã. A evolução da doença é crônica, meses a anos, e é intercalada por períodos de acentuação dos sintomas, com necessidade de uso freqüente de antibióticos.

No momento, o Cassilândia News ainda não sabe informar se Luíza apresenta bronquiectasia ou pseudobronquiectasia.


SIGA-NOS NO Google News