Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia - E ele não se chamava Antonio Paulino

14 de julho de 2007 - 09:40

Antonio Paulino não se chamava Antonio Paulino. É o que conta a profa. Sonia, diretora da Escola Municipal Antonio Paulino, que começou a comemorar ontem os 100 anos de sua chegada na região que hoje é Cassilândia, da qual foi um dos fundadores.

Espanhol, o seu nome era Pablo Altafay Ereza. Veio para o Brasil com o seu pai como fugitivo política(motivo da troca do nome), de uma ditadura instalada naquele país. Sua família foi toda dizimada. Sobrou ele, o pai e uma irmã, que embarcaram como clandestinos em um país. Foram encontrados, quase jogados ao mar, mas conseguiram convencer o Capitão e permaneceram trabalhando pela comida. Na verdade, chegaram por acaso, porque a idéia era ir para o Canadá.

Morou em Minas onde se casou com Rita de Araujo. Então, para quem não sabe, Ritinha não é só um nome de córrego no municipio.

Tiveram os seguintes filhos: Euripes Paulino Borges (Caboclo), Joaquim Paulino Borges (Quinca), Emilia Paulino Borges, Esmeralda Paulino Borges, Aracy Paulino de Castro, Iracema Paulino de Castro, Armanda Paulino de Castro, Paulico Paulino Borges, Verediano Paulino Borges, Donato Paulino Borges, Deodato Paulino Borges e Dolores Paulino Borges.

Antonio Paulino nasceu na Espanha em 1881 e chegou ao Brasil em 1901.

SIGA-NOS NO Google News