Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: discurso de posse do presidente do Rotary

06 de julho de 2010 - 14:28

Abaixo, a íntegra do discurso do novo presidente do Rotary, Guilherme Colagiovanni Girotto, que tomou posse a frente da entidade na noite de ontem:

Companheiros e companheiras, boa noite.

Há 31 anos, em 22 de março de 1979, reunidos no Cassilândia Tênis Clube, os rotarianos de Paranaíba Natal Ferreira de Freitas, Cristóvão Pereira dos Santos, Marcílio Alves Diniz, Antônio Miziara, José Alves de Souza e de Aparecida do Taboado, Wilson Bernardes de Melo juntamente com os cassilandenses Manoel Afonso, João Juarenço Girotto, Pio Chaves dos Santos, Roberto Lopes de Oliveira, Paulo César Abud, Conceição Barbosa Dias, José Quaranta Filho e Nelson Francisco de Oliveira formaram a primeira diretoria do Rotary Clube de Cassilândia, tendo o médico Paulo Abud como seu primeiro presidente.

O projeto somente era novo em Cassilândia, porque em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris já havia entregado a idéia do que seria um Rotary, ao propor constituir uma instituição a três amigos que o acompanhavam fazendo através desta instituição uma atividade em benefício de seus membros integrantes. Posteriormente, evoluiu para fazer o benefício em favor da comunidade, o principal foco dos trabalhos rotários nos dias de hoje.

Há 30 anos, em 30 de maio de 1980 – ano em que meu pai foi presidente desta instituição – reunidos na maternidade em São José do Rio Preto, médicos, enfermeiras e minha família, estava eu sendo retirado da barriga de minha mãe. Exatamente as 21h30!

Novamente, o projeto somente era novo para Cassilândia, porque há milhares de anos Deus já havia preparado aquele momento. Ou melhor, todos os momentos que se antecederam ao meu nascimento e os que ainda virão. E Hoje, com 30 anos de idade, tenho a honra, o prazer e a responsabilidade de representar uma instituição que me viu crescer e através da qual influenciou todo o meu desenvolvimento humano. O aprendizado de Rotary, iniciado ainda no Guardiract e no Interact e nas centenas de palestras que tive o privilégio de assistir e das milhares de pessoas que conheci, mudaram a minha vida. E podem ter certeza, tem mudado a vida de cada um de vocês que hoje aqui se encontram, companheiros.

Só através destas participações é que entendemos que Rotary não é, por isso, um ente caritativo. É um ente de serviço. Não é a mesmo fazer caridade e prestar serviço.

Fazer caridade se resolve mediante a facilidade de por a mão no bolso e entregar, por exemplo, o dinheiro. Essa é a gota da caridade com a entrega de um elemento que satisfaça uma necessidade. Serviço implica muito mais que isso. Serviço significa comprometermos pessoal e solidariedade na tarefa de ser útil a nossos semelhantes.

Para mim, o Rotary Clube de Cassilândia é mais do que um nome. É espírito e vida. É meu irmão mais velho. Me aconselha; me dá broncas, mas está sempre ao meu lado. É mais do que uma organização. É visão associada e empenho. É um serviço cooperativo e não competitivo. Ele transforma agradáveis anseios em benéficos e torna sonhos fatos concretos. É uma escola de treinamento em altruísmo, onde o benefício pessoal é subordinado ao bem público. Que diga a fundação da APAE e a construção do novo lar dos idosos, obras que levam cravadas em suas estruturas a marca do trabalho de rotarianos.

O Rotary valoriza as pessoas pelo que elas possam ser, mais do que pelo que elas sejam. Rotary acolhe calorosamente uma visão de necessidade e considera servir como um privilégio a ser buscado, não como um fardo a ser evitado. Se perguntarem porque você é rotariano, seja prático e simples em responder:

“Sou rotariano porque me preocupo.
Eu me preocupo com os idéias e as metas do Rotary.
Eu me preocupo com que o Rotary promova a compreensão, a boa vontade e a paz.
Eu me preocupo com a ajuda às crianças que estão morrendo de fome, que são vítimas de abuso, que usam drogas, que podem ser salvas da poliomelite e de outras doenças, e que podem crescer para se tornarem cidadãos úteis, se somente lhes for dada uma oportunidade.
Eu me preocupo com a ajuda às famílias para obterem o que lhes é o mínimo essencial para uma vida digna.
Eu me preocupo com a capacidade do Rotary de fazer a diferença na vida das pessoas.”

Companheiro Ferreira. A você, meus mais sinceros cumprimentos pelo trabalho deste ano. É difícil porém espero poder superá-lo em expectativas e realizações, assim como anseio que o nosso próximo presidente, o companheiro Armando, possa me superar. Nossa superação somente contribuirá para o desenvolvimento de nossa comunidade.

Todos os dias, em algum lugar do mundo, uma busca cessa, um sonho se concretiza – tudo, graças ao Rotary. Contudo, nosso trabalho jamais termina. Cabe a nós descobrir novos anseios e realizar novos sonhos daqueles menos afortunados. Madre Tereza de Calcutá disse certa vez tão simples e sucintamente: o fruto do silêncio é a prece; o fruto da prece é o amor, o fruto do amor é o servir; o fruto do servir é a união; o fruto da união é a paz.

Mas um mundo, com metade de sua população morrendo de fome, jamais será um mundo em paz. Um mundo, com a metade de sua população padecendo de doenças, nunca será um mundo em paz. Um mundo com metade de sua população analfabeta, jamais será um mundo em paz. Um mundo cheio de preconceito, intolerância, desconfiança e ignorância, nunca será um mundo em paz.

Para “fortalecermos comunidade e unir continentes” necessitamos da paz. Se para atingir a paz, a união é requisito essencial, convoco todos vocês, membros da família rotária, para juntos, praticarmos o ideal de servir. Não sei qual será o nosso destino, mas uma coisa eu sei: somente as pessoas que têm pensado em servir e encontrado como servir serão felizes. (Albert Schweitzer).

Sejamos felizes e façamos pessoas felizes. Que Deus nos ilumine. Um grande abraço e muito obrigado a todos pela presença.

SIGA-NOS NO Google News