Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: De quem é o obelisco da Praça São José?

23 de setembro de 2009 - 15:05

Uma brincadeira entre o âncora do programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, João Girotto, e o presidente do Associação Comercial, Luis Guilherme, aguçou a curiosidade sobre o obelisco da Praça São José.

Pouquissimas pessoas conhecem a história. O arquiteto José Alberto convidado para opiniar disse que quem idealizou pensava muito à frente. Mas não sabia de quem era o projeto.

Foi aí que a profa. Adélia Dias, ex-diretora da FIC e da Escola Estadual São José, revelou o que ninguém sabia. A praça São José foi projetada por um engenheiro italiano Jean Carlo Nappi, contratado pelo saudoso prefeito Laerte Paes Coelho, que inclusive também foi prefeito de Costa Rica.

Por indicação encontrou com este engenheiro em São Paulo e o convidou para vir até a cidade. Tinha apenas a igreja. A Prefeitura negociou com o bispo diocesano e recebeu a praça em troca de um terreno que é conhecido na cidade como Máximo. A Igreja cedeu o terreno mas com a condição de opiniar a favor ou não, de qualquer obra naquele local.

Ele projetou todo o ajardinamento, a fonte luminosa, a concha acústica e obelisco. O obelisco foi denominado pelo engenheiro como "belvere", que segundo a professora quer dizer 'pequeno mirante" . Ele energiza forças para a cidade, segundo o seu autor.

Portanto, no Rotativa no Ar, mais um pedaço da história da cidade foi descoberto. E com certeza, além da profa. Adélia é bem possível que ninguém mais sabia. E mais, ela tem a foto do engenheiro em seu casamento. O Cassilândianews vai publicar.

E sobre o engenheiro, o leitor quer saber? Voltou para a Itália e ninguém mais teve notícia.

SIGA-NOS NO Google News