Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Começa hoje a vacinação de idosos contra a gripe comum

Agência do Rádio - 08 de maio de 2010 - 07:31

Hoje (08/05) começa a vacinação de idosos contra a gripe comum. Quem tem mais de sessenta anos deve ir aos postos de saúde tomar a dose da vacina. A campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe vai até o dia 21 deste mês. A presidente da Sociedade de Infectologia do Mato Grosso do Sul, Anamaria Paniago, explica que é muito importante para a saúde do idoso que ele tome a vacina todos os anos.

"Porque a gripe sempre foi uma causa importante de pneumonia, de internação e até de morte nessa faixa etária. E a vacina tem uma boa eficácia para evitar a gripe e essas complicações. É muito importante que os idosos se vacinem para a gripe todo o outono, antes da estação da gripe que costuma ser o outono-inverno."

A infectologista explica que a vacina pode causar reações leves, como dor no local da picada, um pouco de sonolência ou até mal-estar semelhante com a gripe. Mas os benefícios à saúde são maiores que o desconforto sentido por quem toma a vacina. Anamaria Paniago reforça que o idoso que tem doença crônica também precisa se vacinar contra a gripe H1N1.

"Aqueles idosos que sofrem de alguma doença crônica, além da vacina contra a gripe comum, ele deve ser vacinado também contra a gripe H1N1. Porque o vírus da gripe que vai predominar neste inverno é o H1N1 e ele se mostrou mais grave nos pacientes com doenças crônicas como pressão alta, diabetes, bronquite, doença hepática, obesidade mórbida e doença de coração."

A presidente da Sociedade de Infectologia do Mato Grosso do Sul pede a todos os idosos que não deixem de ir aos postos de vacinação se proteger contra a gripe. O Ministério da Saúde recomendou aos municípios que abram os postos para as pessoas que precisam tomar a vacina e ainda não se imunizaram contra a gripe H1N1.

Em Cassilândia procure os PSFs

Reportagem, Alan Borges


SIGA-NOS NO Google News