Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Comandante explica como será a instrução de tiro da PM

07 de novembro de 2012 - 19:17

Amanhã e sexta-feira todo o contigente da 2ª CIA PM - CASSILÂNDIA/MS estará passando por uma instrução de tiro, baseada no método Giraldi , afim de prepará-los melhor para os embates e atendimentos na urbe de Cassilândia/MS, explicou o capitão Dominoni, em sua página do Facebook. Leia a explicação do comandante.


O método Giraldi torna-se cada dia mais difundido no meio policial. Muitos leitores podem desconhecê-lo, sendo assim, vi como uma boa opção apresentá-lo.

Criador do Método “Giraldi” fala sobre a importância do chamado “Tiro defensivo para a preservação da vida” - Cel Giraldi da PMSP.

Com metodologia e apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e obedecendo as Sete Normas Internacionais de Direitos Humanos Aplicáveis à Função Policial Armada, o coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Nilson Giraldi, criou o Método “Giraldi” para treinamento dos agentes da Segurança Pública brasileira na área que ele chama de “Tiro Defensivo para Preservação da Vida”. Segue a entrevista que o coronel Giraldi concedeu, em São Paulo, no Centro de Aperfeiçoamento e Especialização (CAES) da polícia paulista ao tenente Ramon Quemel, integrante da Assessoria de Comunicação Social da PMPA.

ASCOM: qual o objetivo da criação do Método “Giraldi”?

Cel Giraldi: a polícia brasileira trabalha dentro do quadro de maior violência do mundo. Isso obriga o policial a usar arma de fogo para se defender e defender a sociedade. O Método Giraldi veio para ensinar o policial a preservar a sua vida e a sua liberdade, a usar a arma de fogo para servir e proteger a sociedade e a si próprio, a preservar a vida, a liberdade e a segurança do cidadão e a evitar tragédias.

ASCOM: como funciona a técnica de usar a arma de fogo e não expor a vida e a integridade física de pessoas inocentes?

Cel Giraldi: não disparar em agressor que estiver no meio do povo, não disparar se na mesma direção estiver pessoas inocentes, não disparar contra agressor que estiver usando sua vítima como escudo, inclusive no interior de veículos, não disparar se o projétil (bala) tiver chances de se tornar uma “bala perdida”, não efetuar disparo de advertência, não disparar contra ocupantes, pneus, de veículos em fuga ou que tenha rompido o bloqueio policial. Podem existir pessoas inocentes no seu interior, inclusive no porta-malas. O policial deve pedir apoio, fazer o acompanhamento, o cerco, a abordagem e a prisão. Se houver troca de tiros, evite atirar a esmo, uma hora a munição dos acusados vai acabar e o policial vai ficar em superioridade numérica e de fogo. Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos e a precipitação está matando os policiais ou fazendo com que percam a liberdade.

ASCOM: Quais são outras técnicas ensinadas ao policial no Método “Giraldi”?

Cel Giraldi: a primeira é a verbalização que deve ser clara, objetiva e educada. A segunda é a negociação. Nela, o policial deve colocar em prática a inteligência e a sabedoria contra as artimanhas do agressor. E a terceira é a abordagem, que deve ser feita com a cobertura de um outro policial e sempre preparado para uma possível reação por parte das pessoas abordadas. Sempre com o dedo fora do gatilho da arma.

SIGA-NOS NO Google News