Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Comandante da PM fala sobre fuga de presos

05 de agosto de 2009 - 17:30

Será aberto um Inquérito Policial Militar para apurar as causas da fuga de três presos em Cassilândia, disse hoje o comandante da PM local Capitão Márcio Gago. Entende que geralmente em fuga existem pessoas envolvidas. Pode ter sido aproveitada a falha por não ter policial na segunda torre e tentar justificar pela falta de estrutura, mas vamos investigar, prosseguiu.

O presídio de Cassilândia tem duas torres, mas desde a sua inauguração funciona apenas uma. Os PMs fazem a guarda na parte externa e a Agepen na parte interna.

Dentro do presídio existem câmeras , mas segundo o que se comenta falta pessoal para acompanhar o monitor as 24 horas. A fuga foi toda filmada e durou cerca de 40 minutos, segundo disse o Capitão Márcio.

Caso a torre tivesse um monitor, não haveria a fuga, enfatizou.

Ocorre, explica o policial, que os presos fizeram um buraco e correram até atráz da caixa de água, que é o único ponto cego de todo o presídio para o guarda que fica na torre. As câmeras filmam, mas o policial fica apenas com a visão do telhado.

Hoje, o presídio conta com 10 PMs e precisa de mais 10 para atender as duas torres.

O ALARME DISPAROU

O alarme instalado no muro disparou durante a fuga dos prisioneiros. O capitão Márcio explicou que somente dispara quando quebra o fio da cerca elétrica. O primeiro passou e não quebrou. O segundo quebrou. Rapidamente subiram os dois na “Tereza”, enquanto um quarto elemento voltou correndo para a cela.

Quando toca o alarme o policial não pode descer da guarita. Os que estão embaixo tem que correr para verificar se está ocorrendo fuga. Os PMs acionaram uma viatura que estava a trezentos metros do presídio, que foi a local, mas não conseguiu recapturar os fugitivos

Uma testemunha ouviu barulho de carro. Acredita que o o mineiro Fábio acusado de ter assassinado o empresário Toninho Corte teria fugiu de carro, e os outros dois fugiram à pé. Eles são de Paranaíba. Não descarta o capitão a possibilidade de ter havido contato de um dos fugitivos com alguém fora do presídio. Motivo do carro estar no local. Lembrou que no domingo houve visita

Ressaltou que toda a vez que a Polícia Militar faz revista no presídio encontra celulares.

Vai solicitar mais policiais para sanar as deficiências nas torres. Agora, deve subir um pouco mais o muro, atrás da caixa de água. Atualmente existem 108 presos, um pouco acima do limite, mas não pode ser considerado como excesso, comentou.

Notava-se uma certa irritação por parte do capitão, durante a entrevista que concedeu a Rádio Patriarca, porque a Polícia Militar e a Polícia Civil foram a Minas Gerais e trouxeram Fábio preso, num trabalho muito elogiado pela comunidade.

Fábio teve que ser submetido a uma cirurgia quando chegou e a PM tinha que levá-lo todos os dias para a fisioterapia. Após se curar, fugiu.


Fugiram os seguintes detentos: MARCELO BENJAMIM DA CRUZ, VULGO TELINHA, FÁBIO OLIVEIRA DA COSTA E WEIGY JÚNIO DA SILVA. Fábio é acusado do assassinato do empresário Toninho Corte, que foi secretário das prefeituras de Cassilândia e Aporé (GO)

SIGA-NOS NO Google News