Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/10/2011 08:32

Cassilândia: candidatos acham questões do Enem extensas e surreais

Bruna Girotto

Neste final de semana, quase cinco milhões de brasileiros realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova ganhou relevância nos últimos anos por se tornar pré-requisito para quem pretende obter bolsas do ProUni e também por substituir vestibulares em diversas instituições públicas.

O Cassilândia News conversou com dois alunos que fizeram a prova em Cassilândia (MS).

Mirelen Taira Silva, 18 anos, estudou na Escola Rui Barbosa e hoje está no 1º ano de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). Mesmo assim, ela fez o Enem pois pretende cursar Direito na mesma instituição.

Sobre a dificuldade encontrada no Exame, Mirelen disse: "Algumas questões são meio surreais. São coisas que a gente nunca estudou no ensino médio, isso dificulta bastante o desempenho na prova."

Leonardo Vendrame Barbosa, 16 anos, está no 2º ano do Ensino Médio da escola IEC Anglo e ainda não sabe qual faculdade pretende cursar.

Não é a primeira vez que presta o Enem e disse ter encontrado nesta prova o mesmo problema da anterior. "As questões são muito extensas, cansando os participantes logo no meio da prova", relatou.

Redação - O tema da redação do Enem foi "Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado".

Os textos de apoio, conforme o site Agência Brasil, indicavam aos candidatos que deveriam escrever sobre as redes sociais como Twitter e Facebook e como as pessoas se relacionam nessas plataformas.

Leonardo fez uma comparação. Ele e Mirelen responderam a entrevista do Cassilândia News por meio do Facebook. Ao comentar o tema da redação, Leonardo disse: "Por coincidência, o que estamos fazendo aqui e agora, nos comunicando por rede social".

Preparação - Mirelen contou que quando estava no 3º ano do Ensino Médio, alguns professores da escola Rui Barbosa ajudaram a prepará-la ao Enem. "Nos deram questionários de alguns vestibulares concorridos e do próprio Enem, o que nos ajudou muito", afirmou.

Leonardo disse que a sua escola IEC Anglo também o ajudou no estudo para o exame: "Como o Enem cobra muitos assuntos abordados na atualidade, minha escola sempre se preocupou em nos fornecer esse tipo de informação, além de conhecimentos das outras áreas da prova. E auxiliou muito na redação, a partir da explicação de vários possíveis temas, inclusive este, e pela estrutura de uma boa dissertação."

Gabarito - Hoje (24) o Inep disponibiliza os cadernos de prova do Enem 2011 em seu site na internet. Os gabaritos oficiais serão divulgados até quarta-feira (26).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)