Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/02/2012 07:05

Cassilândia: assista ao documentário do Rotativa no Ar

Bruna Girotto

Em 2008, a advogada e jornalista Bruna Girotto fez um documentário sobre o programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca. Este documentário foi objeto de seu trabalho de conclusão de curso de Jornalismo da Uniderp/Anhanguera em Campo Grande (MS).

Assista Rotativa no Ar: na frequência do ouvinte, clicando aqui.

Rotativa no Ar - A Rádio Patriarca entrou em caráter definitivo em 05 de novembro de 1984, e após esta data, sem dado histórico concreto, o programa jornalístico Rotativa no Ar teve o seu início.

Segundo entrevista feita com o sócio e diretor João Juarenço Girotto, nesta época o programa possuía um redator, que era o jornalista Edgard Neves. Ele levantava às quatro horas da manhã para copiar as notícias da rádio de São Paulo no AKAI , depois transcrevê-las, para serem lidas pelos apresentadores.

A apresentação do programa Rotativa no Ar, nesta data, era revezada entre João Girotto, Edgard Neves e Manoel Afonso. O formato original do programa era sempre de dois apresentadores no estúdio. 

Após a saída de Edgard e Manoel, no final da década de 1980, João Girotto assumiu a direção e apresentação do programa. Com isso, o programa, segundo o apresentador, passou a ser de mais opinião, retratando as reclamações dos ouvintes sobre a Administração.

O programa Rotativa no Ar é conhecido por sua música de abertura, que o apresentador considera a alma do programa: Rende Vouz, composta por Jean-Michel Jarret.

Sobre as entrevistas realizadas no programa e as várias funções jornalísticas atribuídas, João Girotto disse que é o produtor, o redator, o apresentador e às vezes até o repórter.

O ano de 2008 marcou os vinte e quatro anos do Programa Rotativa no Ar. Conforme informações de seu apresentador, nunca houve um processo contra ele ou o programa. Ao ser questionado se sabia o porquê, já que seu programa é polêmico por tratar sobre assuntos da cidade e da Administração local, ele respondeu: “Porque o cara sabe que se eu estou falando aquilo, ele sabe que é verdade”.

O programa tem duração de uma hora, sendo realizado de segunda a sexta, das 11h ao meio-dia.

Para a complementação do trabalho, foi realizada uma pesquisa de opinião com 100 (cem) pessoas. Foi possível constatar que 82% dos entrevistados ouvem rádio.

Deste total, 54% escutam diariamente. Dos entrevistados, 84% disseram também que ouvem a Rádio Patriarca de Cassilândia e destes, 83% escutam o programa Rotativa no Ar.

As notas dadas ao programa pelos entrevistados foram as seguintes: 44% acham ótimo (9 a 10); 39% acham o programa bom (7 a 8); 8% acham o programa regular (4 a 6) e 2% acham ruim (0 a 3).

Assim, o programa Rotativa no Ar é um de que o radiojornalismo local tem audiência e ainda é importante para os municípios do interior de Mato Grosso do Sul, em especial, Cassilândia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)