Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: assista ao documentário do Rotativa no Ar

Bruna Girotto - 01 de fevereiro de 2012 - 07:05

Em 2008, a advogada e jornalista Bruna Girotto fez um documentário sobre o programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca. Este documentário foi objeto de seu trabalho de conclusão de curso de Jornalismo da Uniderp/Anhanguera em Campo Grande (MS).

Assista Rotativa no Ar: na frequência do ouvinte, clicando aqui.

Rotativa no Ar - A Rádio Patriarca entrou em caráter definitivo em 05 de novembro de 1984, e após esta data, sem dado histórico concreto, o programa jornalístico Rotativa no Ar teve o seu início.

Segundo entrevista feita com o sócio e diretor João Juarenço Girotto, nesta época o programa possuía um redator, que era o jornalista Edgard Neves. Ele levantava às quatro horas da manhã para copiar as notícias da rádio de São Paulo no AKAI , depois transcrevê-las, para serem lidas pelos apresentadores.

A apresentação do programa Rotativa no Ar, nesta data, era revezada entre João Girotto, Edgard Neves e Manoel Afonso. O formato original do programa era sempre de dois apresentadores no estúdio.

Após a saída de Edgard e Manoel, no final da década de 1980, João Girotto assumiu a direção e apresentação do programa. Com isso, o programa, segundo o apresentador, passou a ser de mais opinião, retratando as reclamações dos ouvintes sobre a Administração.

O programa Rotativa no Ar é conhecido por sua música de abertura, que o apresentador considera a alma do programa: Rende Vouz, composta por Jean-Michel Jarret.

Sobre as entrevistas realizadas no programa e as várias funções jornalísticas atribuídas, João Girotto disse que é o produtor, o redator, o apresentador e às vezes até o repórter.

O ano de 2008 marcou os vinte e quatro anos do Programa Rotativa no Ar. Conforme informações de seu apresentador, nunca houve um processo contra ele ou o programa. Ao ser questionado se sabia o porquê, já que seu programa é polêmico por tratar sobre assuntos da cidade e da Administração local, ele respondeu: “Porque o cara sabe que se eu estou falando aquilo, ele sabe que é verdade”.

O programa tem duração de uma hora, sendo realizado de segunda a sexta, das 11h ao meio-dia.

Para a complementação do trabalho, foi realizada uma pesquisa de opinião com 100 (cem) pessoas. Foi possível constatar que 82% dos entrevistados ouvem rádio.

Deste total, 54% escutam diariamente. Dos entrevistados, 84% disseram também que ouvem a Rádio Patriarca de Cassilândia e destes, 83% escutam o programa Rotativa no Ar.

As notas dadas ao programa pelos entrevistados foram as seguintes: 44% acham ótimo (9 a 10); 39% acham o programa bom (7 a 8); 8% acham o programa regular (4 a 6) e 2% acham ruim (0 a 3).

Assim, o programa Rotativa no Ar é um de que o radiojornalismo local tem audiência e ainda é importante para os municípios do interior de Mato Grosso do Sul, em especial, Cassilândia.

SIGA-NOS NO Google News