Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Arquiteto diz que está errado e avisa

28 de abril de 2010 - 11:15

O arquiteto José Alberto Souza Neto envia e-mail ao Cassilândianews cobrando o cumprimento do Plano de Diretor. Leia o que diz:

Estou pasmado com a falta de conhecimento da Lei do Plano Diretor por parte da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cassilândia. Isso, porque ao ler o site Cassilândia News, eu observei que muitos vereadores solicitavam através de “pedidos” o asfaltamento de algumas vias urbanas. E, a Prefeitura lançou editais para o asfaltamento de várias ruas e até mesmo bairros inteiros.

Bom, o que posso tirar como conclusão, é que nossos “comandantes” desconhecem a Lei ou estão passando por cima dela. O Plano Diretor de Cassilândia e de qualquer outra cidade é uma lei que visa direcionar e organizar de forma sistemática o crescimento e a aplicação de recursos municipais, estaduais, federais e até internacionais que deveriam ou devem serem aplicados na cidade. O nosso plano não é perfeito e nenhum plano do mundo o é. Mas, o que mais me assusta é: se a prefeitura encomendou um plano diretor (Por exigência do Ministério das Cidades). A população participou de diversas reuniões e opinou sobre diversos temas abordados. Mas, tem um dos nossos vereadores que votou para a aprovação da Lei do Plano Diretor. Portanto, se a Câmara aprovou a lei criada pela prefeitura. Porque então desrespeita-la.

Para melhor informar, no Plano Diretor há um artigo que rege que nenhuma rua da cidade, de bairros e distritos, poderá receber pavimentação asfáltica ou de qualquer outro material (concreto, bloket, etc.), sem que antes sejam feitas as infra-estruturas necessárias tais como: REDE COLETORA DE ESGOTO, rede coletora de águas pluviais, drenagem (se for necessário – caso regiões tipo varjão), e outras que se fizerem necessárias. Isso, porque a população em reuniões apresentou o descontentamento com o estado das ruas onde o asfaltamento foi feito e só depois foram feitas as outras infra-estruturas, tornando a maioria das ruas de nossa cidade num verdadeiro “buracodromo”.

Só estou escrevendo essa correspondência porque é dever meu como profissional de Urbanismo, com pouco mais de vinte (20) anos de formado, estudando sempre sobre o tema gestão da política Urbana, alertar a população, a prefeitura, a câmara, o Ministério Público e o Ministério das Cidades, que há uma lei e ela está sendo desrespeitada.

O PD, foi criado para evitar que o dinheiro público fosse mal gerido por políticos personalistas que não gostam de dar continuidade ao que o seu predecessor iniciou.

Também sei que as verbas não foram solicitadas neste mandato. Mas, sé é para mudar, porque não começar agora. Quero deixar bem claro que não sou contra ou a favor da atual administração. Mas, sim sou a favor de uma Cassilândia mais séria e justa para com os seus munícipes.

Para muitos estarei sendo “INGRATO”, pois participei no início da atual gestão. Mas, antes que os “urubus de plantão” encham a boca pra falar qualquer besteira, quero dizer a seguinte frase: “QUEM AVISA, AMIGO É!”.



José Alberto Souza Neto

CREA/MS 4.214-D

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP – Bauru, em 1989.


SIGA-NOS NO Google News