Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/05/2010 17:15

Cassilândia: alunos escrevem sobre a história da cidade

Bruna Girotto

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da E. E. Rui Barbosa escreveram, sob orientação da professora Lidiane Rodrigues, uma redação sobre a história de Cassilândia (MS). Leia o texto na íntegra abaixo:


Cassilândia: um tesouro a descobrir

Cassilândia, cidade sorriso, está localizada no Estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil.

A cidade faz divisa com a cidade de Goiás – com as cidades de Aporé e Itajá. É vizinha de Chapadão do Sul, Paranaíba e Inocência, também no estado de Mato Grosso do Sul.

O fundador da cidade foi Amim José, que começou um povoado nas terras cedidas pelo fazendeiro *José Balduíno* de Souza, conhecido pelo apelido de “Cassinha”. Amim José deu o nome Cassilandia à cidade em
homenagem a Cassinha.

Na cidade há vários bairros, sendo os maiores e mais conhecidos, Vila Izanópolis, Centro e Vila Pernambuco; este último onde tudo começou em meados de 1948.

O maior e mais conhecidos ponto turístico da cidade é o Salto do Rio Aporé, com seu balneário, a usina desativada, sua quadra de esportes, tirolesa, etc. Dentre outros pontos destaca-se: a Ponte Velha, o Cristo
Redentor, o peão de boiadeiro – estátua em homenagem ao peão Cassius Clay, o recinto de exposição, a praça e a matriz São José e a praça e área de lazer Elza Vendrame, a Cachoeirinha e Cachoeira do Socorro, dentre várias
outras cachoeiras espalhadas pelas propriedades particulares.

Cassilândia é uma cidade que está em grande crescimento urbano, sua população estimada no ano de 2010 é de 21.677 habitantes.

O comércio da cidade acompanha o crescimento populacional abrindo vários comércios, como: bares, supermercados, mercearias, mini mercados, farmácias, padarias, sorveterias, pizzarias, restaurantes e lojas em geral.

O município conta com creches, 3 escolas estaduais, 3 escolas municipais, 3 escolas particulares, 1 Faculdade, 1 Universidade Estadual, 2 rádios, sendo uma AM – Rádio Patriarca e uma FM – Radio Top, com 1 hospital e 1 santa casa e postos de saúde.

Cassilândia acompanha o cenário cultural, comemorando festas tradicionais como: Desfile cívico – grande cavalgada em homenagem ao aniversário da cidade, festa do peão de boiadeiro - uma das maiores festas de peão do Brasil, carnaval popular - “Cassifolia”, inclusive com desfiles de escolas de samba, MotoCross, Boiacross, festa junina, quermesses, festa do milho, festa da mandioca, festa do queijo e vinho, dentre tantas outras.

Enfim, Cassilândia é um tesouro a se descobrir, e quem conhece seu povo sorridente e acolhedor, jamais se esquece de suas maravilhas e seu esplendor!

Conheci Cassilândia em maio de 1953, quando eu tinha apenas 12 anos de idade. Cheguei de mudança que minha família fez a cavalo, e fomos morar na fazenda Macaúba, de propriedade do Sr. Sebastião Franco de Souza, conhecido como Sebastião Pintado. Sua esposa era dona Evangelina, uma fotógrafa antiga. Cassilândia era pequena, composta pela praça São José e poucas ruas paralelas e transversais, tudo de terra. Alguns comércios na praça S.José: Bar da Bola, Livraria do Sr. Natal e a Farmácia do Sr. Eduardo. A Vila Pernambuca era uma fazenda do Sr. Joaquim Pernambuco. Lembro-me dos moradores Protásio, Stanislau, Ricardo Dutra que foi delegado de polícia e Ibes Fabes de Queiroz (dono de farmácia). IRINEU MOREIRA DA COSTA.
 
IRINEU MOREIRA DA COSTA em 12/10/2017 17:07:53
Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)