Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: alunos escrevem sobre a história da cidade

Bruna Girotto - 25 de maio de 2010 - 17:15

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da E. E. Rui Barbosa escreveram, sob orientação da professora Lidiane Rodrigues, uma redação sobre a história de Cassilândia (MS). Leia o texto na íntegra abaixo:


Cassilândia: um tesouro a descobrir

Cassilândia, cidade sorriso, está localizada no Estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil.

A cidade faz divisa com a cidade de Goiás – com as cidades de Aporé e Itajá. É vizinha de Chapadão do Sul, Paranaíba e Inocência, também no estado de Mato Grosso do Sul.

O fundador da cidade foi Amim José, que começou um povoado nas terras cedidas pelo fazendeiro *José Balduíno* de Souza, conhecido pelo apelido de “Cassinha”. Amim José deu o nome Cassilandia à cidade em
homenagem a Cassinha.

Na cidade há vários bairros, sendo os maiores e mais conhecidos, Vila Izanópolis, Centro e Vila Pernambuco; este último onde tudo começou em meados de 1948.

O maior e mais conhecidos ponto turístico da cidade é o Salto do Rio Aporé, com seu balneário, a usina desativada, sua quadra de esportes, tirolesa, etc. Dentre outros pontos destaca-se: a Ponte Velha, o Cristo
Redentor, o peão de boiadeiro – estátua em homenagem ao peão Cassius Clay, o recinto de exposição, a praça e a matriz São José e a praça e área de lazer Elza Vendrame, a Cachoeirinha e Cachoeira do Socorro, dentre várias
outras cachoeiras espalhadas pelas propriedades particulares.

Cassilândia é uma cidade que está em grande crescimento urbano, sua população estimada no ano de 2010 é de 21.677 habitantes.

O comércio da cidade acompanha o crescimento populacional abrindo vários comércios, como: bares, supermercados, mercearias, mini mercados, farmácias, padarias, sorveterias, pizzarias, restaurantes e lojas em geral.

O município conta com creches, 3 escolas estaduais, 3 escolas municipais, 3 escolas particulares, 1 Faculdade, 1 Universidade Estadual, 2 rádios, sendo uma AM – Rádio Patriarca e uma FM – Radio Top, com 1 hospital e 1 santa casa e postos de saúde.

Cassilândia acompanha o cenário cultural, comemorando festas tradicionais como: Desfile cívico – grande cavalgada em homenagem ao aniversário da cidade, festa do peão de boiadeiro - uma das maiores festas de peão do Brasil, carnaval popular - “Cassifolia”, inclusive com desfiles de escolas de samba, MotoCross, Boiacross, festa junina, quermesses, festa do milho, festa da mandioca, festa do queijo e vinho, dentre tantas outras.

Enfim, Cassilândia é um tesouro a se descobrir, e quem conhece seu povo sorridente e acolhedor, jamais se esquece de suas maravilhas e seu esplendor!

SIGA-NOS NO Google News