Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: Afinal, o que é o Conselho de Segurança?

16 de maio de 2009 - 08:57

Já funciona em Cassilândia, há algum tempo, o Conselho de Segurança e Cidadania, uma idéia do delegado Paulo Rosseto, que já começa a ser copiada em outras cidades.

A reportagem da Rádio Patriarca procurou o delegado para saber o que é este Conselho.

“Temos a felicidade de ter em Cassilândia cidadãos conscientes e que trabalham em prol da comunidade. O trabalho dos conselheiros é voluntário e ninguém percebe nenhuma remuneração. É como se fosse uma associação do Bairro da Vila Pernambuco.

O objetivo é dar respaldo a Segurança Pública, com informações por ter a participação de pessoas líderes da comunidade e sempre são procurados por outras pessoas que informam o que está ocorrendo na cidade.

Outra atuação é com relação a condição material para o trabalho. Eventualmente pode faltar um ou outro material e o Conselho supre essa carência. Todas as vezes que a polícia precisa se deslocar para fora da cidade o Conselho auxilia com combustível e alimentação. Não é que o Estado não fornece gasolina para as viaturas das polícias Civil e Militar, é que o cartão não funciona em outros estados.” explicou

O Conselho também forneceu laptop, câmeras de filmagens e outros itens necessários para investigações. É presidido por Evandro Luis Riguetti, vice Valdir Peres Sanches e tesoureiro Silvone Barbosa

A VERBA

O Conselho tem convênio com a Prefeitura e Câmara Municipal de Cassilândia no valor de R$ 4 mil.
Tem a participação essencial do Ministério Público e do Poder Judiciário repassando algumas transações penais.
“Usamos por exemplo o dinheiro do crime ambiental, contra o crime ambiental, dando condições de trabalho tanto para a Polícia Civil como a Polícia Militar” enfatiza o delegado Rossetto

ATUAÇÃO

O Conselho não atua apenas na repressão, mas também na prevenção, financiando edições de cartilhas versando sobre o perigo das drogas, promovendo campanha de conscientização como o concurso de redação realizado no ano passado.

Também existe uma parceria com a UEMS para a preservação de áreas verdes degradadas e com o Rotary Club que doou cadeiras para deficientes.

SIGA-NOS NO Google News