Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilandense manda carta da Polônia; leia

22 de setembro de 2010 - 08:07

A cassilandense Isadora Cano Prado, na condição de intercambiária do Rotary Club, se encontra na Polônia. Ela enviou uma carta ao Rotary de Cassilândia, contando os seus primeiros dias naquele país. Quem hospeda é chamado pelo intercambiário de pai e mãe. Para que o leitor possa entender.


Estou mandando essa carta para, primeiramente, agradecer essa oportunidade que recebi de estar passando por essa maravilhosa experiencia de conhecer um pais diferente atraves do Rotary.
Vim aqui para contar um pouco de como esta sendo a minha rotina e o que eu ja fiz durante o meu primeiro mes na Polonia.

Primeiramente, quero dizer que a familia em que eu estou nao podia ser melhor! No primeiro dia aqui, eu ja fui fazer um passeio na capital do pais, que, como eu disse, fica a 30 km de onde eu moro. Conhecemos a OLD TOWN,
onde tudo foi reconstruido igualmente a antes da Segunda Guerra Mundial. Ja no primeiro dia, conheci tios e primos, e tambem varios amigos dos meus pais, de quem eu gostei muito.

O pessoal aqui na Polonia e muito simpatico, pelo menos os amigos dos meus pais. A maioria fala ingles, e eu nao estou tendo muita dificuldade em me comunicar.

Na segunda semana eu fui para um acampamento do Rotary, que eles chamam de obrigatorio, para aprender a falar o basico do polones. A cidade em que ficamos \"acampados\" ficava a poucos minutos de Cracovia, antiga capital
polonesa. Fomos la duas vezes, conhecemos castelos, monasterios e e muitas igrejas. Ficamos la no campamento por dez dias e, tambem fizemos uma viagem a Zakopani, uma cidade bem no sul da Polonia onde tem varias
montanhas. A paisagem e linda! Pena que ficamos pouco tempo la.

Na terceira semana, minha familia me levou para a praia. Ficamos hospedados em Jastarnia (leia Iastarnia, porque o J tem som de I aqui). Essa cidade fica em uma mini peninsula, no mar Baltico. La, realizei meu sonho de
atravessar uma ilha! Fiquei muito feliz!

Eles me levaram, durante o fim de semana, para conhecer as principais cidades da redondeza: Hel, Wadislawowo, Gdansk, Gdnia, Sopot e outras. Todas tem varias historias, inclusive Gdansk, que foi a primeira a ser invadida na
Segunda Guerra Mundial. Eu vi umas fotos e fiquei impressionada: so ficaram os escombros. Tem partes da cidade que nao foram reconstruidas para deixarem uma parte da memoria ali.

Depois de tudo, no ultimo dia, eles me levaram para conhecer a Dom do góry nogami, que e a casa de cabeca pra baixo aqui da polonia. La, conheci muito sobre a Segunda Guerra mundial e tambem a maior mesa do mundo (reconhecida pelo Guiness!). La e uma madeireira, entao tudo e de madeira. O lugar e enorme e tem muita historia, vale a pena visitar.

A escola tem sido boa. O ensino aqui e excelente, todos falam ingles na escola. Ate tem aulas em ingles, mas estou na turma de polones para aprender a lingua mais rapido. Confesso que tem sido um pouco dificil, mas matematica e biologia tem salvado, porque ainda reconheco algumas coisas e os professores me ajudam, traduzindo tudo para o ingles!

Tenho feito alguns colegas e tambem fiquei muito proxima dos intercambiarios. Na minha sala tem uma australiana, e converso muito com ela.

Alguns dos intercambiarios estao programando em fazer uma viagem no mes que vem para alguns paises da europa central, como Alemanha, Belgica, Austria e Hungria. Espero que de certo, e, se der, aviso voces das minhas aventuras la.

SIGA-NOS NO Google News