Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/09/2010 08:07

Cassilandense manda carta da Polônia; leia

A cassilandense Isadora Cano Prado, na condição de intercambiária do Rotary Club, se encontra na Polônia. Ela enviou uma carta ao Rotary de Cassilândia, contando os seus primeiros dias naquele país. Quem hospeda é chamado pelo intercambiário de pai e mãe. Para que o leitor possa entender.


Estou mandando essa carta para, primeiramente, agradecer essa oportunidade que recebi de estar passando por essa maravilhosa experiencia de conhecer um pais diferente atraves do Rotary.
Vim aqui para contar um pouco de como esta sendo a minha rotina e o que eu ja fiz durante o meu primeiro mes na Polonia.

Primeiramente, quero dizer que a familia em que eu estou nao podia ser melhor! No primeiro dia aqui, eu ja fui fazer um passeio na capital do pais, que, como eu disse, fica a 30 km de onde eu moro. Conhecemos a OLD TOWN,
onde tudo foi reconstruido igualmente a antes da Segunda Guerra Mundial. Ja no primeiro dia, conheci tios e primos, e tambem varios amigos dos meus pais, de quem eu gostei muito.

O pessoal aqui na Polonia e muito simpatico, pelo menos os amigos dos meus pais. A maioria fala ingles, e eu nao estou tendo muita dificuldade em me comunicar.

Na segunda semana eu fui para um acampamento do Rotary, que eles chamam de obrigatorio, para aprender a falar o basico do polones. A cidade em que ficamos \"acampados\" ficava a poucos minutos de Cracovia, antiga capital
polonesa. Fomos la duas vezes, conhecemos castelos, monasterios e e muitas igrejas. Ficamos la no campamento por dez dias e, tambem fizemos uma viagem a Zakopani, uma cidade bem no sul da Polonia onde tem varias
montanhas. A paisagem e linda! Pena que ficamos pouco tempo la.

Na terceira semana, minha familia me levou para a praia. Ficamos hospedados em Jastarnia (leia Iastarnia, porque o J tem som de I aqui). Essa cidade fica em uma mini peninsula, no mar Baltico. La, realizei meu sonho de
atravessar uma ilha! Fiquei muito feliz!

Eles me levaram, durante o fim de semana, para conhecer as principais cidades da redondeza: Hel, Wadislawowo, Gdansk, Gdnia, Sopot e outras. Todas tem varias historias, inclusive Gdansk, que foi a primeira a ser invadida na
Segunda Guerra Mundial. Eu vi umas fotos e fiquei impressionada: so ficaram os escombros. Tem partes da cidade que nao foram reconstruidas para deixarem uma parte da memoria ali.

Depois de tudo, no ultimo dia, eles me levaram para conhecer a Dom do góry nogami, que e a casa de cabeca pra baixo aqui da polonia. La, conheci muito sobre a Segunda Guerra mundial e tambem a maior mesa do mundo (reconhecida pelo Guiness!). La e uma madeireira, entao tudo e de madeira. O lugar e enorme e tem muita historia, vale a pena visitar.

A escola tem sido boa. O ensino aqui e excelente, todos falam ingles na escola. Ate tem aulas em ingles, mas estou na turma de polones para aprender a lingua mais rapido. Confesso que tem sido um pouco dificil, mas matematica e biologia tem salvado, porque ainda reconheco algumas coisas e os professores me ajudam, traduzindo tudo para o ingles!

Tenho feito alguns colegas e tambem fiquei muito proxima dos intercambiarios. Na minha sala tem uma australiana, e converso muito com ela.

Alguns dos intercambiarios estao programando em fazer uma viagem no mes que vem para alguns paises da europa central, como Alemanha, Belgica, Austria e Hungria. Espero que de certo, e, se der, aviso voces das minhas aventuras la.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)