Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilandense internado em Rio Preto: pancreatite

Redação - 10 de julho de 2017 - 06:25

O cassilandense Marcio Barbosa com problema de pancreatite foi internado no Hospital Santa Helena, em São José do Rio Preto. Márcio, filho do casal Dina e Jorcy, reside atualmente em Barra do Garças, Mato Grosso. Ainda não houve definição se terá que passar por cirurgia. Segundo informação da família está tendo boa recuperação.

ancreatite: sintomas, tratamentos e causas


O que é Pancreatite?
Sinônimos: inflamação do pâncreas

Pancreatite é a inflamação no pâncreas. O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago no abdome superior. Entre as suas funções está fazer a digestão das gorduras e carboidratos que ingerimos usando o suco pancreático, substância que contém enzimas digestivas. Além disso, o pâncreas é responsável por produzir os hormônios insulina e glucagon. A insulina é responsável por reduzir as taxas de açúcar no sangue, ao passo que o glucagon tem o efeito contrário, aumentando essas concentrações.

A pancreatite pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Os casos leves de pancreatite podem desaparecer sem tratamento, mas casos graves podem causar complicações com risco de vida.

Tipos

Pancreatite aguda

O início da pancreatite aguda é frequentemente muito repentina. A inflamação geralmente desaparece dentro de poucos dias, uma vez que o tratamento começa. De acordo como DATASUS, no Brasil são registrados cerca de 5,9 casos a cada 100 mil habitantes todos os anos.

Os cálculos biliares são a causa mais comum da pancreatite aguda. O cálculo biliar é uma massa pequena e sólida que forma a partir de bile na vesícula. O pâncreas e a vesícula biliar se ligam pelo ducto biliar, através do qual a bile e outras enzimas digestivas passam durante a digestão. Os cálculos podem criar inflamação do ducto biliar e no pâncreas. O alcoolismo também pode também contribuir para a pancreatite aguda.

A pancreatite crônica é uma inflamação que se repete. Os pacientes com pancreatite crônica podem sofrer danos permanentes ao pâncreas. Sua incidência é estimada entre cinco e 10 casos para cada 100mil indivíduos por ano.

O tecido cicatricial se desenvolve a partir de inflamação de longa duração e pode fazer o pâncreas parar de produzir a quantidade normal de enzimas digestivas. Como resultado, é provável que você tenha problemas para digerir gorduras.

O abuso de álcool é a causa mais comum de pancreatite crônica em adultos. Doenças autoimunes e doenças genéticas, tais como a fibrose cística, também podem causar a pancreatite crônica em alguns pacientes.

Causas
Pancreatite ocorre quando as enzimas digestivas produzidas no pâncreas tornam-se ativadas enquanto no interior do pâncreas, causando danos ao órgão.

Durante a digestão normal, as enzimas pancreáticas inativadas se movem através de dutos em seu pâncreas e viajam para o intestino delgado, onde as enzimas são ativadas e ajudam na digestão. Na pancreatite, as enzimas são ativadas quando ainda no pâncreas. Isto faz com que as enzimas para irritar as células do pâncreas, causando inflamação e os sinais e sintomas associados com a pancreatite.

Com acessos repetidos de pancreatite aguda, o dano ao pâncreas pode ocorrer e levar a pancreatite crônica. O tecido cicatricial pode se formar no pâncreas, causando a perda da função. Um pâncreas que não funcionam bem pode causar problemas de digestão e diabetes.

Fatores de risco
Alguns fatores são considerados de risco para a pancreatite aguda e pancreatite crônica, incluindo:

Alcoolismo
Cálculos biliares
Cirurgia abdominal
Certos medicamentos
Tabagismo
Fibrose cística
Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, quando usado no tratamento de cálculos biliares
História familiar de pancreatite
Níveis elevados de cálcio no sangue (hipercalcemia), que podem ser causadas por uma glândula paratireoide hiperativa (hiperparatiroidismo)
Altos níveis de triglicérides no sangue (hipertrigliceridemia)
Infecção
Lesão no abdômen
Câncer de pâncreas.

Texto: Minha Vida

Por  MD Saúde
Por MD Saúde

SIGA-NOS NO Google News