Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilandense é acusado como mandante de assassinato de prefeito do MT

Luciene Oliveira - 10 de outubro de 2011 - 13:57

O cassilandense Zurupaca e sua esposa Joseane são suspeitos pela morte do prefeito de MTLuciene Oliveira
O cassilandense Zurupaca e sua esposa Joseane são suspeitos pela morte do prefeito de MTLuciene Oliveira

A Polícia Judiciária Civil responsabilizou sete pessoas pelo assassinato do prefeito de Novo Santo Antônio (1.063 km a Nordeste), Valdemir Antônio da Silva, conhecido como “Quatro Olho”, ocorrido no dia 23 de julho deste ano. Além dos executores já presos, mais quatro pessoas foram presas, nesta quinta-feira (06.10), na cidade de Goiânia (GO). A prisão foi efetuada pelo serviço de inteligência da Polícia Civil goiana no início desta tarde.

Um dos presos é o advogado Acácio Alves Souza, 33, que havia conseguido revogar a prisão temporária, mas teve a prisão preventiva decretada no encerramento do inquérito policial, na sexta-feira (30.09) passada, junto com mais seis pessoas envolvidas no assassinato do prefeito.

Em Goiânia, também foram presos o irmão do advogado, Claudio José Alves de Souza, 37, e Joseane Robisten Schumaher, 46, atual chefe de gabinete da Prefeitura de Novo Santo Antonio. Seu esposo, o cassilandense Elson Leal Pereira, 50, conhecido por “Zurupaca”, foi preso na cidade de Novo Santo Antônio. Todos foram presos por mandado de prisão preventiva requisitados pelo delegado, delegado de São Félix do Araguaia, Wilyney Santana Borges, que presidiu o inquérito policial.

O sétimo envolvido foi preso em Cuiabá, Valquir Ferreira Silva, ele era o último foragido. Valquir Ferreira foi secretário de agricultura da gestão do prefeito assassinado. Sua participação no crime foi na logística e auxílio na fuga dos executores, com apoio de Claudio José Alves de Souza, irmão do advogado que também deu assistência para o cometimento do crime.

Os executores Alexandre Silveira Barbosa, 35, o “Magrão ou Androide”, preso na cidade de Nova Xavantina, e Luciano Cavalcante Nascimento Vieira, 31 anos, o “Batata”, preso no município de Bom Jesus do Araguaia no começo dia 8 de agosto, continuam presos e agora preventivamente.

Todos foram presos indiciados por homicídio duplamente qualificado e denunciados pelo Ministério Público Estadual.

O delegado Wilyney Santana Borges explicou que o advogado Acácio, Josiane e seu marido Elson foram os autores intelectuais do crime. Eles planejaram, articularam e contrataram os pistoleiros para executar o prefeito Valdemir Antônio da Silva. “São provas testemunhais e técnicas tais como interceptação telefônica e quebra de sigilo bancário que comprovam a participação deles”, afirmou o delegado.

A motivação, segundo o delegado, é política e pessoal envolvendo os três mentores do crime. Eles foram ouvidos e negam a participação. De acordo com Borges, no inquérito policial foram ouvidas mais de 60 pessoas entre testemunhas e acusados.

O advogado Acácio Alves de Souza foi procurador do município nos primeiros anos da administração do prefeito Valdemir Antonio da Silva. Eles teriam se desentendido e o advogado acabou sendo demitido. Joseane teria discutido com o prefeito por conta de uma prova do concurso da prefeitura. Ela queria ter acesso as provas e teve acesso negado.

Os autos foram entregues à Justiça com 3 volumes e mais de 800 laudas, incluído interceptações e quebras de sigilo bancário e laudos periciais. As investigações ainda continuam, pois existe a suspeita de participação de mais pessoas no crime. “Foi tirado cópia de todos os procedimentos para continuarmos com o trabalho”, declarou Borges.

O Crime

O prefeito foi assassinato a tiros no dia 23 de julho, em sua residência. Os dois executores chegaram à pé na casa da vítima e atiraram três vezes no prefeito. “Os tiros foram desferidos a curta distância, basicamente a queima roupa”, disse o delegado Wilyney.
Na casa estavam os dois filhos do prefeito e uma cunhada. No momento da execução, o filho do prefeito estava atrás do pai e ainda chegou a ver o braço do criminoso com o revólver apontado para seu pai. Por sorte não foi atingido porque conseguiu esconder atrás de uma caixa de som e depois correu para o banheiro.

Por: LUCIENE OLIVEIRA – Assessoria/PJC-MT para a RNA TV

SIGA-NOS NO Google News