Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Casos de dengue totalizam 262 no primeiro semestre

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 05 de julho de 2005 - 09:12

Nos seis primeiros meses deste ano os casos de dengue registrados em Mato Grosso do Sul já totalizam 262. Embora o número seja menor que o do mesmo período de 2004, quando totalizaram 289, desta vez alguns municípios apresentaram aumento expressivo nos números, segundo dados repassados pelo responsável pelo controle de endemias no setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Honorato Siqueira Campos.
Ele explica que o número foi pressionado por uma epidemia em Nova Andradina, onde até a semana retrasada foram registrados 142 casos da doença. “A cidade é muito próxima de São Paulo e Minas Gerais e tem um intercâmbio grande de pessoas, não sabemos qual a origem dos casos”, afirma. Durante o período de combate, continua, vieram as chuvas que acabaram prejudicando o trabalho das equipes de controle de vetores. Sem notificar nenhum caso há uma semana, o município dá sinais de que a situação está sob controle.
Agora a preocupação é com Dourados onde, segundo a prefeitura local, teriam sido constatados 18 casos. Notificados oficialmente à secretaria de Estado de Saúde são somente 10, segundo Siqueira. Para combater o mosquito transmissor a prefeitura de Dourados determinou uma força-tarefa, que começou a atuar ontem.
Não há registro de óbitos e apenas um caso de dengue hemorrágica foi constatado, em Campo Grande. Na Capital foram confirmados 51 casos da doença, transmitida pelo mosquito aedes aegypti, crescimento de 168% em relação aos 19 do mesmo período do ano passado. Siqueira explica que a estabilização dos números é natural uma vez que as pessoas que já adoeceram provavelmente não vão adoecer novamente, uma vez que ficam naturalmente imunizadas contra esse tipo de dengue. Com exceção de alguns municípios, que constaram a dengue do tipo 3, somente os tipos 1 e 2 ocorrem no Estado, reforçando essa tendência de que as pessoas estejam adquirindo resistência.
O período crítico para proliferação da dengue já passou, que é o de chuvas. No ano passado, por exemplo, de julho a dezembro foram somente cinco novas notificações contra 289 no primeiro semestre. Com formação de água parada e limpa, as chuvas oferecem ambiente ideal para procriação do mosquito transmissor.

SIGA-NOS NO Google News