Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Casos de chikungunya somam 13 notificações em MS

G1 - 06 de novembro de 2014 - 13:30

Mais um caso de febre chikungunya foi notificado em Mato Grosso do Sul, somando agora 13 casos notificados da doença no estado. Do total de suspeitas, um caso foi confirmado, quatro descartados e os outros oito estão em investigação.

Os primeiros registros da doença foram feitos em Campo Grande. Dos 10 casos notificados na capital sul-mato-grossense, quatro foram descartados, cinco estão sendo analisados em um laboratório em Belém (PA) e um caso, de um homem de 34 anos, foi confirmado. Outros três casos estão sendo investigados, sendo um em Três Lagoas, um em São Gabriel do Oeste e um em Itaquiraí.

A preocupação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é com o avanço do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. Móveis velhos, pneus e água parada são alguns dos ambientes que facilitam a formação de criadouros de mosquitos que transmitem as duas doenças.

Manter o terreno limpo é uma das estratégias para evitar focos da dengue e chikungunya. Uma pessoa pode contrair as duas doenças ao mesmo tempo. Os sintomas são parecidos, ms o tratamento é diferente. A febre chikungunya pode ser tratada com anti-inflamatório, já no caso da dengue, a pessoa não pode tomar remédio.

De acordo com a Sesau, médicos, enfermeiros e agentes de endemia foram treinados para identificar os casos da doença. Em maio, as equipes com mais de 435 agentes, começaram a visitar os bairros orientando sobre medidas de prevenção.

Campo Grande tem quase 380 mil imóveis e, segundo os agentes de saúde, 80% dos focos do mosquito estão nas residências.

SIGA-NOS NO Google News