Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/11/2013 11:00

Casos & Causos da política sul-mato-grossense

Manoel Afonso
Casos & Causos da política sul-mato-grossense

TRAJETÓRIAS Nelas não há significativas diferenças nas pegadas deixadas por nossos políticos: derrotas, vitórias, traições e incoerências. Sem memória, pulam de galho em galho e reforçam a tese de que em política só não vale perder.


NO RETROVISOR Lúdio entrou no PSDB pelas mãos de Canalle e surpreendeu ao destituir a direção composta por Akira, Mario Arruda e Dorival Bettine. Jorge Haddad, Sandro Fabi e Fagundes viraram homens fortes para revolta de Canalle.


CANALLE Conta Dorival Betini: Lúdio e Canalle discutiram muito minutos do início da convenção, o último se recusou a presidir o evento e após um desabafo em plenário deixou o local. Como se vê, de ingênuo e matuto Lúdio só tinha a cara.


NINHO Entraram e saíram: Wilson, Akira, Canalle, Geraldo Resende, Mario Arruda e Juvêncio. Marisa, Bacha e Valdir Neves vieram depois. Leonardo N. da Cunha, Juarez M. Batista e Saulo Queiroz figuram na lista de fundação nacional da sigla.


CONTROVÉRSIAS Sergio Motta foi o avalista da filiação de Delcídio ao PSDB para as eleições de 1998, mas houve o fogo amigo: a filiação não foi materializada e Bacha acabou sendo o candidato. Prevaleceu aí a vontade do tucanato local.


HERDEIROS Ao contrário do que ocorreu no Nordeste principalmente, aqui nem sempre houve a continuidade do mando das famílias. Várias circunstâncias, inclusive pelo fato de ser um Estado novo, influenciaram. Confira alguns casos:
LÚDIO, Levy, Canalle, Plínio e Juvêncio não fizeram sucessores. Wilson apostou em Celina, que faleceu a exemplo do ocorrido com Rachid e Flávio. Marcelo tem um filho vereador em Paranaíba e Simone não decepcionou o pai Ramez.


EQUÍVOCO Sem consultar (como sempre) seus companheiros, Pedrossian lançou Pepê e causou sérios ciúmes junto aos demais candidatos à Câmara. Mas o rapaz não tinha vocação e foi decepcionante sua atuação. Aí deu no que deu!


AINDA... Felipe deu sequência a liderança de Roberto Orro e após ser prefeito se elegeu deputado estadual. Valter Pereira elegeu o filho prefeito de Terenos por duas vezes e agora se posta como candidato a deputado estadual em 2014.


E MAIS... Londres emplacou o filho Guy vereador que deixou a política; elegeu por duas vezes sua mulher Ilda prefeita de Fátima do Sul. Para arrematar sua filha Graziella ocupa com destaque a cadeira na Câmara da capital pela segunda vez.


DOURADOS Zé Elias e Braz Melo e Totó Câmara não fizeram sucessores. Humberto Teixeira elegeu o filho vereador, que ‘caiu’ na Operação Uragano. Aliás, o episódio Artuzi acabou fazendo uma devassa nas novas (decepcionantes) lideranças.


SORTUDO Taquimoto (PFL) foi vice de Marcelo em 1986 e na eleição seguinte se elegeu deputado federal. Voltou a clinicar e quando estourou o caso Artuzi foi redescoberto como reserva moral alavancando sua candidatura vitoriosa.


PARTIDOS Usados pelos políticos como lenços de papel. O PT foi a exceção, mas nem por isso a ‘trairagem’ deixou de existir. O ex-deputado e ex-prefeito Prego, de Amambai, até hoje reclama da discriminação que sofreu de Zeca do PT.


‘ALELUIA’ Pelo noticiário, a visita de Lula é vista como a solução de todos os males: da reformulação do pagamento da nossa dívida ao fim das invasões de terras pelos índios. A disputa na fila do ‘beija mão’ impressionou; hilária, sem pudor.
DELCÍDIO Costurou certinho e ganhou a eleição da candidata (Elza) apoiada por Zeca do PT. O ex-governador falou demais, pagou mico e agora ficou em desvantagem no diretório. Isso pesará muito nas futuras decisões para o pleito de 2014.


NELSINHO Na Assembleia dizem que seu abraço não é de quem é candidato. Alguns deputados reclamam do distanciamento dele. O desastre Bernal pode ajudá-lo na capital mas precisa se mostrar mais assiduamente ao povo e lideranças interioranas.

QUESTÕES Desgastes na musculatura do clã Trad pelo excesso de seus membros na ocupação de espaços. A eleição de Otávio à vereança, o episódio Tetê na Playboy e a possível candidatura de Antonieta são temas sob constante avaliação.


VEJA BEM: Não se discute idoneidade e nem os méritos deles. O nosso cenário político é diminuto, a disputa pelos espaços enseja questionamentos dos concorrentes e partidários inclusive. Mas isso é natural: quem está embaixo quer subir.


MÉRITOS Do ponto de vista institucional Fábio Trad é o deputado federal mais preparado do MS. Marquinhos também é primoroso, mas suas relações com André tem a marca do atrito. As eleições de 2014 vão definir o futuro político deles.


MENSALÃO Presos, Genoíno, Zé Dirceu e Delúbio querem transformar um ato de constrangimento em episódio de heroísmo, como se ainda fossem vítimas da Ditadura. Conversa pra boi dormir; a parcela inteligente da população não de deixa enganar.


RECLAMAM: “porque o aliado Maluf, proibido de sair do país, circula livre por aí com mandato? Collor fez o que fez e foi absolvido. Os tucanos mensaleiros de MG continuarão impunes? Porque a impunidade acabou logo na nossa vez?”


EVIDENTE: Falta alguém nesta lista de presos. Por coincidência Lula mandou recado aos companheiros: “estamos juntos’. E não custa a gente lembrar da tese de que o então presidente não sabia de nada. E você: acredita em mula sem cabeça?


“Quero dizer, francamente à vocês, que me sinto traído”. (Lula, agosto/2005)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)