Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

19/09/2016 12:27

Caso positivo de “mormo” está sendo investigado; veja o que fazer

Animal foi sacrificado e patologia pode contaminar o homem

Redação
Foto ilustrativaFoto ilustrativa

Em 2015, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal (IAGRO) foi informada, por um laboratório particular, sobre a locorrência de dois equinos reagentes no exame de Fixação de Complemento (teste laboratorial para diagnóstico de mormo). Os animais eram de duas propriedades distintas que foram imediatamente interditadas e iniciou o processo de investigação pelo serviço veterinário oficial. A partir de então, foram coletadas amostras de soro desses equinos pela IAGRO e elas foram enviadas para o laboratório oficial de Análises do Ministério da Agricultura (LANAGRO) para realização de novo teste de Fixação do Complemento.

O resultado foi o seguinte:

- Um animal foi negativo, a propriedade liberada e a investigação encerrada;

- Outro foi positivo e a propriedade continuou em processo de investigação. O animal Positivo passou por uma prova confirmatória chamada Maleína e também foi positivo. Neste momento a propriedade foi considerada oficialmente foco de mormo. O animal positivo nas duas provas (triagem e confirmatória) foi sacrificado e então iniciado o saneamento. A partir deste fato, vem sendo coletadas amostras de sangue e feitas provas de Maleína de vários animais da propriedade foco, seguindo as regras ministeriais da INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 5 DE ABRIL DE 2004. Acreditamos que em breve o foco seja encerrado.

Esclareço que MORMO é uma doença contagiosa que afeta equídeos e ocasionalmente humanos (em 95% dos casos levam a óbito). É causada por uma bactéria chamada Burkolderia mallei, podendo ser transmitida pela água e alimentos contaminados, contato direto com animais doentes e “tralhas”. Quando um animal entra em contato com essas fontes de infecção, pode ser infectado pela e raramente apresenta sintomas, ou seja, no aspecto visual, o equídeo está aparentemente com boa saúde, apesar de estar infectado. Quando tem sintomas apresentam febre alta, tosse, corrimento nasal, dificuldade respiratória, aumento dos linfonodos (ínguas) e ulceras pelo corpo.

Gostaria de lembrar que não existe tratamento e nem vacina para mormo em animais. Se algum equídeo for considerado positivo nos exames de triagem e confirmatório, deve ser sacrificado para não espalhar a bactéria. Por isso, a melhor maneira de prevenir o contágio é evitar aglomerações, não compartilhar tralhas, comedouros e bebedouros com outros animais e transportar somente com exame de mormo. É muito importante que o produtor rural seja parceiro do IAGRO e notifique em caso de suspeita de enfermidade. Quanto mais cedo se tiver conhecimento sobre a ocorrência da doença, mais fácil fica para controlá-la e erradicá-la.

Artigo de autoria de Monique Candido / Médica Veterinária

Fiscal Estadual Agropecuário

Postado em britonews

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)