Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Caso "Mensalão": Diretor de estatal é derrubado

Campo Grande News/ Cristiane Gutierrez - 02 de julho de 2005 - 19:48

José Marcos Castilho, ex-prefeito de Angra dos Reis pelo PT, que ocupava desde 2003 a diretoria de Administração da Eletronuclear, estatal responsável pela operação do complexo nuclear de Angra, deixou o cargo na última sexta-feira. Castilho é suspeito de favorecimento da corretora Assurê no processo de renovação do seguro das usinas. De acordo com informações da Agência Estado, ele é o segundo a deixar a empresa depois das denúncias do mensalão: há duas semanas, o diretor de Gestão, Planejamento e Meio Ambiente, Luiz Rondon, entregou o cargo junto com outros dois afilhados do deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) lotados em diferentes estatais.
A gestão de Castilho está sendo auditada, a partir da comissão de sindicância instaurada pelo IRB para apurar suposto favorecimento do empresário Henrique Brandão, dono da Assurê, ligado a Jefferson.
O ex-prefeito é acusado de indicar a Assurê para atuar como corretora dos seguros das usinas, em um processo de renovação da apólice comandado pelo IRB-Brasil Resseguro, estatal que mantém o monopólio dos resseguros no País.
Castilho chegou a mandar um comunicado ao IRB para sugerir a empresa de Brandão para o contrato, com argumentação pouco convincente, segundo a sindicância do IRB. Cerca de 15 dias depois, porém, voltou atrás e enviou nova ordem suspendendo a indicação. O contrato de corretagem da apólice foi fechado com o Bradesco.
A Eletronuclear também abriu uma auditoria interna para investigar o caso e pediu à Corregedoria Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) que façam o mesmo.

SIGA-NOS NO Google News