Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/01/2010 06:26

Casar no Brasil ficou ainda mais fácil e menos burocrático

Jacy Diello

Em vigor desde a última segunda-feira, a Lei 12.133/09 facilita a habilitação para casamento no registro civil. Diminui em mais de 30 dias o tempo gasto com processo

Não é a toa que o número de casamentos, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), subiu 34,8% na última década. De 1998 para cá, o processo para oficializar a união nos cartórios de Registro Civil
sofreu uma série de medidas facilitadoras. Em vigor desde a última segunda-feira (18/01), a Lei 12.133/09 permite que a habilitação para casamento seja feita pessoalmente perante o oficial de Registro Civil.
Agora, basta apenas o registrador homologar o pedido, diante da audiência do Ministério Público.

“A Anoreg-BR sugeriu essa proposta para o Ministério da Justiça, ainda na época do Ministro Márcio Thomaz Bastos. Essa é mais uma ação do Congresso que ajuda no processo de desjudicialização. Na verdade, a lei faz com o que Código Civil volte a ser o que era, diminuindo a burocracia”, explica o presidente da Associação Nacional de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-Br), Rogério Bacellar.

Antes a habilitação para o casamento poderia levar mais de 60 dias em função da necessidade de homologação pelo Judiciário. Agora, com o vigor da nova lei, o tempo entre os proclamas (15 dias) e o final da documentação no
cartório deverá cair para menos da metade. “Como o judiciário é sobrecarregado, alguns noivos não podiam marcar a data, nem mesmo planejar a cerimônia, conforme sua conveniência. Com a sanção da Lei 12.133/09, o prazo
do processo do casamento será bem menor, cerca de 20 dias”, ressalta Bacellar.

No dia 17 de dezembro de 2009, o presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou a proposta dando origem a Lei 12.133 de 2009.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)