Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Casa própria sobe até 5,27% em novembro

27 de outubro de 2004 - 14:30

As prestações da casa própria dos financiamentos vinculados ao Plano de Equivalência Salarial por Categoria Profissional, nas modalidades plena e parcial, terão, em novembro, reajuste de 5,27%. Esse índice vale para quem tem data-base para aumento salarial em setembro e 60 dias para repasse às prestações. Quem tem data-base em outubro e repasse 30 dias depois terá reajuste de 5,10%.
Os percentuais de reajuste incluem a variação do índice de atualização do saldo devedor nos últimos 12 meses e o índice de produtividade de 3%, de acordo com o estabelecido pela Resolução 1980 do Conselho Monetário Nacional, informa a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) .
A Associação Nacional dos Mutuários e Moradores (ANMM) alerta os mutuários para que verifiquem se esse aumento corresponde, de fato, ao obtido pela categoria profissional do devedores. Dessa forma, eles não pagariam um reajuste maior do que o aumento da categoria profissional a que eles pertençam.
A queda de renda da população mostra que os trabalhadores não têm conseguido nem mesmo a reposição da inflação do período anterior, quanto mais aumentos por produtividade. Por isso, quem não teve aumento salarial correspondente ao da prestação da casa própria pode pedir revisão do valor. Mesmo que a diferença seja aparentemente pequena, o mutuário deve ficar atento porque ela incide sobre um valor relativamente elevado (um financiamento habitacional). Por isso, essas pequenas diferenças repetidas por anos sobre um valor alto podem acabar fazendo com que o mutuário tenha um crescimento explosivo no saldo devedor ou mesmo nas prestações.

Roberto do Nascimento
Da equipe do DiárioNet

SIGA-NOS NO Google News