Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/08/2013 07:35

Casa da Mulher Brasileira será construída em breve no MS

TJMS

Em reunião realizada ontem (28) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul foram iniciadas as tratativas para assinatura do termo de adesão do TJMS, por intermédio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, ao Programa "Mulher: Viver sem Violência" e a implantação da Casa da Mulher Brasileira.

O programa, formalizado em 13 de março de 2013 pelo Acordo de Cooperação n. 01/2013, firmado entre a Presidência da República, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público e o Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais, prevê a construção de 27 Casas da Mulher nas capitais da Federação e no Distrito Federal.

A assinatura de adesão ao protocolo de implantação da Casa de MS deve acontecer entre setembro e outubro deste ano e, logo após, a construção será iniciada. Essas informações são do Coordenador da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Des. Ruy Celso Barbosa Florence.

Participaram da reunião a Dra. Aline Yamamoto, Coordenadora Geral de Acesso à Justiça e Combate à Violência contra as Mulheres da Presidência da República, Dr. Eden Clabuchar Martingo, Assessor para Assuntos Internacionais da Secretaria de Enfrentamento de Violência Contra as Mulheres da Presidência da República, Elza Maria Verlangieri Loschi (Tai Loschi) - Subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania, Dra. Simone Nakamatsu - Juíza de Direito da 1ª Vara da Violência Doméstica de Campo Grande e Wilmar Nery da Silva, Analista Judiciário voluntário da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica.

A Casa da Mulher Brasileira ainda não tem local definido em Campo Grande, mas será construída com verba da União e vai abrigar diversos órgãos voltados para a repressão à violência contra a mulher. O investimento previsto para 2013 e 2014 é de R$ 265 milhões. Do Poder Judiciário foi solicitada a criação de uma nova Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher ou o deslocamento de uma das varas já existentes para funcionar junto à Casa.

Está previsto também a instalação de Delegacia da Mulher, de Defensoria Pública, de Ministério Público, de Atendimento Psicossocial, além de acesso ao programa de emprego e renda, que abrange microcrédito, trabalho, qualificação profissional; serviços de apoio à mulher como: espaço de convivência, brinquedoteca, central de transporte e alojamentos de passagem para mulheres que precisarem temporariamente de apoio.

A Central de Transporte será um serviço articulado que leva as mulheres necessitadas à UBS, UPA, Hospitais de Referência, IML e redes socioassistenciais. Esse será o primeiro passo na Capital, mas MS vai receber também dois Centros de Atendimento nas Regiões de Fronteira Seca, que são Corumbá e Ponta Porã, além de campanhas de conscientização, formação e informação para uma mudança de comportamento.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação Social - imprensa@tjms.jus.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)