Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Casa da Moeda e Correios inovando os selos brasileiros

Eber Benjamim Santos Arruda - 02 de junho de 2005 - 06:44

Cassilândia News
Cassilândia News

Pioneiro na emissão de selos postais, o Brasil tem lugar de destaque na filatelia mundial. Do olho-de-boi aos últimos lançamentos, a evolução dos selos está marcada pela busca de cada vez mais segurança, durabilidade e qualidade artística e gráfica.

Seguindo essas diretrizes, equipes dos Correios e da Casa da Moeda do Brasil – CMB, coordenadas pelo Departamento de Produtos e Filatelia dos Correios e pela Diretoria Comercial da CMB, definiram uma série de inovações que serão aplicadas aos selos brasileiros já na programação de 2005.

Dentre as novas técnicas, incluem-se as microletras. Muito apreciadas pelos colecionadores, consistem em inscrições feitas nos selos que só podem ser vistas com auxílio de lentes de aumento, o que proporciona maior segurança e riqueza de detalhes. Essa técnica será aplicada no selo “Samba de Roda do Recôncavo Baiano”. Já o bloco especial da Piracema, além das microletras, terá aplicação de tinta especial e relevo seco.

Na emissão Estrada Real, serão utilizadas duas técnicas diferenciadas de impressão. A emissão formada por um se-tenant, com três selos, terá elementos gravados em relevo seco, destacando o brasão da Estrada, e aplicação de verniz texturizado na área de um dos selos, transmitindo a sensação táctil de aspereza no desenho das pedras que compõem parte da Estrada Real.

Essas e outras novidades, além de técnicas tradicionais há muito não utilizadas pela filatelia brasileira, como o talho doce, estarão presentes na coleção deste ano. As equipes dos Correios e da CMB vêm se reunindo periodicamente com o intuito de, cada vez mais, aperfeiçoar os nossos selos, garantindo a qualidade que tem colocado a filatelia brasileira entre as melhores do mundo.



SIGA-NOS NO Google News