Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Últimas Notícias

02/06/2005 06:44

Casa da Moeda e Correios inovando os selos brasileiros

Eber Benjamim Santos Arruda
Cassilândia NewsCassilândia News

Pioneiro na emissão de selos postais, o Brasil tem lugar de destaque na filatelia mundial. Do olho-de-boi aos últimos lançamentos, a evolução dos selos está marcada pela busca de cada vez mais segurança, durabilidade e qualidade artística e gráfica.

Seguindo essas diretrizes, equipes dos Correios e da Casa da Moeda do Brasil – CMB, coordenadas pelo Departamento de Produtos e Filatelia dos Correios e pela Diretoria Comercial da CMB, definiram uma série de inovações que serão aplicadas aos selos brasileiros já na programação de 2005.

Dentre as novas técnicas, incluem-se as microletras. Muito apreciadas pelos colecionadores, consistem em inscrições feitas nos selos que só podem ser vistas com auxílio de lentes de aumento, o que proporciona maior segurança e riqueza de detalhes. Essa técnica será aplicada no selo “Samba de Roda do Recôncavo Baiano”. Já o bloco especial da Piracema, além das microletras, terá aplicação de tinta especial e relevo seco.

Na emissão Estrada Real, serão utilizadas duas técnicas diferenciadas de impressão. A emissão formada por um se-tenant, com três selos, terá elementos gravados em relevo seco, destacando o brasão da Estrada, e aplicação de verniz texturizado na área de um dos selos, transmitindo a sensação táctil de aspereza no desenho das pedras que compõem parte da Estrada Real.

Essas e outras novidades, além de técnicas tradicionais há muito não utilizadas pela filatelia brasileira, como o talho doce, estarão presentes na coleção deste ano. As equipes dos Correios e da CMB vêm se reunindo periodicamente com o intuito de, cada vez mais, aperfeiçoar os nossos selos, garantindo a qualidade que tem colocado a filatelia brasileira entre as melhores do mundo.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)