Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/06/2005 06:44

Casa da Moeda e Correios inovando os selos brasileiros

Eber Benjamim Santos Arruda
Cassilândia NewsCassilândia News

Pioneiro na emissão de selos postais, o Brasil tem lugar de destaque na filatelia mundial. Do olho-de-boi aos últimos lançamentos, a evolução dos selos está marcada pela busca de cada vez mais segurança, durabilidade e qualidade artística e gráfica.

Seguindo essas diretrizes, equipes dos Correios e da Casa da Moeda do Brasil – CMB, coordenadas pelo Departamento de Produtos e Filatelia dos Correios e pela Diretoria Comercial da CMB, definiram uma série de inovações que serão aplicadas aos selos brasileiros já na programação de 2005.

Dentre as novas técnicas, incluem-se as microletras. Muito apreciadas pelos colecionadores, consistem em inscrições feitas nos selos que só podem ser vistas com auxílio de lentes de aumento, o que proporciona maior segurança e riqueza de detalhes. Essa técnica será aplicada no selo “Samba de Roda do Recôncavo Baiano”. Já o bloco especial da Piracema, além das microletras, terá aplicação de tinta especial e relevo seco.

Na emissão Estrada Real, serão utilizadas duas técnicas diferenciadas de impressão. A emissão formada por um se-tenant, com três selos, terá elementos gravados em relevo seco, destacando o brasão da Estrada, e aplicação de verniz texturizado na área de um dos selos, transmitindo a sensação táctil de aspereza no desenho das pedras que compõem parte da Estrada Real.

Essas e outras novidades, além de técnicas tradicionais há muito não utilizadas pela filatelia brasileira, como o talho doce, estarão presentes na coleção deste ano. As equipes dos Correios e da CMB vêm se reunindo periodicamente com o intuito de, cada vez mais, aperfeiçoar os nossos selos, garantindo a qualidade que tem colocado a filatelia brasileira entre as melhores do mundo.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)