Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

23/09/2014 13:50

Cartilhas e painéis orientam pacientes no Dia do Portador do Marca-Passo

Agência Brasil

O Dia do Portador do Marca-Passo é lembrado hoje (23), pela primeira vez, no país. Para marcar a data, o Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (Deca) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular organizou diversas ações. Médicos de todo o Brasil tiram dúvidas da população a respeito do funcionamento do aparelho, com o auxílio de cartilhas e painéis ilustrativos.

No Rio de Janeiro, os hospitais que recebem a campanha são o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, em Botafogo; o Instituto Nacional de Cardiologia, nas Laranjeiras; o Hospital da Lagoa e a Clínica de Arritmologia e Estimulação Cardíaca, em Copacabana – todos na zona sul.

O marca-passo é um dispositivo eletrônico implantado próximo ao coração do paciente com a finalidade de corrigir a frequência dos batimentos, substituindo o sistema elétrico natural do coração que, quando apresenta problemas, produz sintomas incapacitantes, como tonturas, desmaios, cansaço e falta de ar.

Coordenador da campanha do Deca no Rio, o cardiologista Sergio Bronchtein explicou que o objetivo da campanha é orientar a população a respeito dos “mitos e verdades” sobre o dispositivo. “Os portadores de marca-passo e seus familiares ainda têm muitas dúvidas sobre o que pode e o que não pode fazer quem realizou a cirurgia de implantação do aparelho. Queremos mostrar que há poucas restrições e que o marca-passo não impede que a pessoa leve uma vida normal.”

O médico listou algumas das restrições e não recomenda aos pacientes que consertem aparelhos elétricos, pois existe a possibilidade de choque elétrico. Ele alerta ainda que a maioria dos modelos de marca-passo, principalmente os mais antigos, restringe a pessoa de realizar ressonância magnética. Os especialistas orientam ainda que, para entrar em agências bancárias que tenham porta giratória, o usuário leve consigo o documento que comprove o uso do marca-passo.

O cardiologista diz que os eletrodomésticos, desde que em perfeito estado, podem ser usados normalmente, inclusive celulares e micro-ondas. Praticar exercício físico, dirigir automóvel e viajar de avião também são permitidos. Segundo o Deca, há no Brasil mais de 300 mil portadores de marca-passo e, a cada ano, são implantados cerca de 40 mil novos dispositivos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)