Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cartilhas e painéis orientam pacientes no Dia do Portador do Marca-Passo

Agência Brasil - 23 de setembro de 2014 - 13:50

O Dia do Portador do Marca-Passo é lembrado hoje (23), pela primeira vez, no país. Para marcar a data, o Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (Deca) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular organizou diversas ações. Médicos de todo o Brasil tiram dúvidas da população a respeito do funcionamento do aparelho, com o auxílio de cartilhas e painéis ilustrativos.

No Rio de Janeiro, os hospitais que recebem a campanha são o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, em Botafogo; o Instituto Nacional de Cardiologia, nas Laranjeiras; o Hospital da Lagoa e a Clínica de Arritmologia e Estimulação Cardíaca, em Copacabana – todos na zona sul.

O marca-passo é um dispositivo eletrônico implantado próximo ao coração do paciente com a finalidade de corrigir a frequência dos batimentos, substituindo o sistema elétrico natural do coração que, quando apresenta problemas, produz sintomas incapacitantes, como tonturas, desmaios, cansaço e falta de ar.

Coordenador da campanha do Deca no Rio, o cardiologista Sergio Bronchtein explicou que o objetivo da campanha é orientar a população a respeito dos “mitos e verdades” sobre o dispositivo. “Os portadores de marca-passo e seus familiares ainda têm muitas dúvidas sobre o que pode e o que não pode fazer quem realizou a cirurgia de implantação do aparelho. Queremos mostrar que há poucas restrições e que o marca-passo não impede que a pessoa leve uma vida normal.”

O médico listou algumas das restrições e não recomenda aos pacientes que consertem aparelhos elétricos, pois existe a possibilidade de choque elétrico. Ele alerta ainda que a maioria dos modelos de marca-passo, principalmente os mais antigos, restringe a pessoa de realizar ressonância magnética. Os especialistas orientam ainda que, para entrar em agências bancárias que tenham porta giratória, o usuário leve consigo o documento que comprove o uso do marca-passo.

O cardiologista diz que os eletrodomésticos, desde que em perfeito estado, podem ser usados normalmente, inclusive celulares e micro-ondas. Praticar exercício físico, dirigir automóvel e viajar de avião também são permitidos. Segundo o Deca, há no Brasil mais de 300 mil portadores de marca-passo e, a cada ano, são implantados cerca de 40 mil novos dispositivos.

SIGA-NOS NO Google News