Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Carteira do idoso é para quem ganha até dois mínimos

Clara Mousinho /ABr - 20 de outubro de 2007 - 14:46

Brasília - A carteira do idoso é um documento que permite a pessoas de 60 anos ou mais, que recebem até dois salários mínimos ou não podem comprovar a renda, fazer viagens interestaduais de forma gratuita ou com 50% de desconto no valor das passagens.

No Distrito Federal, entretanto, a maior parte dos idosos que procura obter o documento não se encaixa nos critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho do Distrito Federal, Eliana Pedrosa, grande parte dos idosos que procurou o documento tem renda comprovada.

“Em um mês, nós tivemos a emissão de 127 carteiras e 350 pessoas [que podem comprovar renda] passaram pelas nossa unidades”, disse Eliana.

“O importante é destacar o seguinte: só precisa da carteira quem não tem como comprovar renda. Quem tem como comprovar renda pode pegar o comprovante e ir direto no guichê da empresa de transporte para garantir o seu desconto”, destacou a secretária.

Eliana disse que, para evitar que os idosos, que têm como comprovar renda, tenham o trabalho de ir à secretaria, o governo do DF vai aumentar a divulgação dos critérios de quem pode tirar o documento.

“Estamos anunciando no site da secretaria. Nós vamos colar cartazes nos restaurantes comunitários, nos postos de distribuição de alimentos e nas agências do trabalhador”.

A secretária acredita que todos os que têm direito ao benefício devem procurar informação para obter o direito de viajar gratuitamente.

“Aquele idoso que não tem renda e às vezes precisa viajar foi um contribuinte do governo por muitos anos. Nada mais justo que eles tenham algum benefício nessa etapa da vida”.

O idoso que quiser obter o documento deve procurar a Secretaria de Assistência Social do município onde mora.


SIGA-NOS NO Google News