Cassilândia, Sábado, 23 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

20/04/2017 08:20

Carta sobre 'jogo do suicídio' será enviada a pais e professores de MS

Campo Grande News

 

Uma carta com orientações sobre o jogo “Baleia Azul”, que estaria estimulando a automutilação e práticas suicidas em adolescentes, está sendo elaborada pela Secretaria Estadual de Educação. O objetivo é que o texto, com alertas e esclarecimentos sobre o “jogo mortal”, seja encaminhado a professores, pais e responsáveis de alunos de todas as escolas da rede estadual de ensino.

 

“A carta será concluída ainda nesta quarta-feira (19) e direcionada às instituições o mais rápido possível”, informou a secretária Maria Cecília Amêndola da Motta.

A preocupação veio à tona na manhã de hoje, quando professores de três colégios de Ponta Porã registraram boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia Civil do município depois que tiveram acesso a uma mensagem ameaçadora.

Nela, um jovem identificado como Lucas, afirma ser morador de Ponta Porã e estar participando do desafio da Baleia Azul, o que o levaria a dar balas envenenadas para 30 crianças das escolas Magsul, Topo Gigio e Calvoso. A mensagem encerra com pedido de desculpas às mães: “ mas tenho que cumprir ou eles vêm atrás de mim. sinto muito pelos filhos de vcs ** desafio aceito”.

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da assessoria de imprensa, informou que, conforme levantamento, foi registrado boletim de ocorrência envolvendo o jogo “Baleia Azul” somente em Ponta Porã.

“Os professores se sentiram no dever de requisitar a ação policial e registraram a ocorrência para se sentirem mais seguros, mas não há qualquer indício da veracidade do fato”, informa a fonte oficial da corporação.

A nota ressalta que o texto da mensagem é exatamente o mesmo que está circulando nas redes sociais de outros estados da Federação, portanto, não é possível afirmar nem se o autor da mensagem seria morador de Ponta Porã.

“Muitas pessoas aproveitam o calor dos assuntos que preocupam a sociedade para fazer brincadeiras de mau gosto e emplacar boatos". Por enquanto, não houve nenhum caso propriamente dito de jovens envolvidos com o jogo da internet, o que inclui Campo Grande, onde não há registro na DPCA (Delegacia Especializada de Proteção a Criança e Adolescente).

O Baleia Azul, ou “Blue Whale”, é um game que está preocupando a população em diversos países do mundo e, recentemente, no Brasil. O jogo teria sido criado na Rússia e propagado para outros lugares por meio da web, em grupos fechados do Facebook e WhatsApp, com foco principalmente em adolescentes.

Funciona com um moderador, que lança 50 desafios 'macabros', que vão desde a escrita de frases e códigos feitos com lâminas em mãos e braços, frequentar locais perigosos de madrugada, como telhados de edifícios, trilhos de trem e guinchos, até a tarefa final, que é retirar a própria vida.

Casos misteriosos de mortes de jovens em Minas Gerais e Mato Grosso estão sendo investigados para averiguar a relação com o Baleia Azul.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Quinta, 21 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)